Hoje, 26 de setembro, Dia Nacional dos Surdos, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) reforça seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão. Entre as iniciativas da Corte estão a disponibilização de tradutores de Libras nas sessões plenárias, em eventos, além de vagas de trabalho destinadas a pessoas com deficiência, oferecendo igualdade de oportunidades e respeito aos direitos dessa comunidade.
Um exemplo é o projeto TCDF sem Papel, que contou com um grupo formado por nove profissionais, sendo seis com deficiência auditiva, dois com deficiência física e um supervisor intérprete de libras. Durante os cinco anos de contrato, um total de 16 PCDs atuaram no projeto.
A equipe terceirizada foi responsável pela digitalização de processos em tramitação, pastas funcionais e financeiras, prestações de contas anuais e parte do acervo histórico do Tribunal, resultando na continuidade do funcionamento do Tribunal, mesmo em um cenário crítico como a pandemia de COVID-19.
Hoje, em especial, o Tribunal celebra as conquistas das pessoas com deficiência auditiva e convida a sociedade a fortalecer a inclusão da comunidade surda.