Auditores do TCDF apresentam boas práticas em análises de concessões e admissões de pessoal durante 2º LabTCs

9

Os auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) José Roberto Alcuri Júnior e Vilcemar Fernandes Maia Filho representaram a Corte no 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), realizado esta semana em Cuiabá-MT.

 

Na ocasião, os servidores do TCDF apresentaram o aperfeiçoamento do Sistema de Registro de Admissões e Concessões (Sirac) do Tribunal que, após reestruturação, passou a realizar análises automatizadas, otimizando o trabalho dos auditores. Veja a matéria completa no site do TCDF.

 

De acordo com Alcuri, a inovação promovida pelo TCDF é importante para todos Tribunais de Contas que ainda realizam atividades de registro de atos. “O nosso sistema captura os dados que são alimentados pelos jurisdicionados e faz automaticamente o cálculo de tempo para concessão, que passa pelo controle interno do governo. No total, já foram 52,8 mil atos de concessão e 215 mil fichas de admissão”, esclareceu Alcuri.

 

Maia Filho também destacou as vantagens do Sirac durante a exposição, especialmente no que diz respeito à otimização das análises. “Não precisa do auditor para analisar cada admissão e as análises não são mais diferenciadas, como quando feitas de forma manual e individualizada por cada auditor”, disse. Ele explicou que todas concessões e admissões passam pelo mesmo procedimento de análise e que quando o sistema aponta alguma inconsistência, o auditor recebe o extrato e foca somente no que for considerado inválido.

 

O evento, que termina hoje (23), reuniu profissionais de todo o país em torno da apresentação de 70 boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle e catalogadas pelo projeto Marco de Medição do Desempenho (MMD-TC).

 

O LabTCs é realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).