Avaliação da Classificação de Risco Hospitalar

340

AUDITORIA OPERACIONAL

Acolhimento com Classificação de Risco nas Urgências e Emergências da Rede Pública de Saúde do DF .

RESUMO

A presente auditoria operacional foi realizada no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, tendo como objeto a implementação do Acolhimento com Classificação de Risco para atendimento à população nas unidades de Atendimento às Urgências e Emergências na Rede Pública de Saúde Distrital.
No atual cenário em que se encontram os serviços de urgência e emergência das unidades hospitalares distritais – caracterizados pela sobrecarregada demanda em contraposição à oferta insuficiente, é imprescindível que a ordem de atendimento observe a gravidade clínica dos pacientes, sendo os casos mais gravosos socorridos mais precocemente. Nesse sentido, torna-se essencial um sistema de classificação de risco implementado para assegurar que esses doentes sejam observados por ordem de necessidade clínica, e não simplesmente por ordem de chegada.
Nesse contexto, a Secretaria de Saúde adota o Protocolo Manchester, que consiste na padronização do fluxo de atendimento dos pacientes, atribuindo a cada um deles uma das seguintes cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, respectivamente do mais grave ao menos urgente.
Assim, o Acolhimento com Classificação de Risco consiste na recepção humanizada do usuário nos serviços de urgência e emergência utilizando uma ferramenta empregada para priorizar o atendimento nos casos de maior gravidade.

  Clique aqui para acessar/baixar Avaliação da Classificação de Risco Hospitalar

AvaliacaoDaClassificacao