Calculadora de Aposentadoria: servidores distritais ganham ferramenta de simulação desenvolvida pelo TCDF   

Os servidores públicos do Distrito Federal agora dispõem de uma ferramenta para simular, de forma fácil e rápida, quando e como poderão se aposentar. A Calculadora de Aposentadoria, desenvolvida pela Secretaria de Fiscalização de Pessoal (Sefipe) do Tribunal de Contas do DF (TCDF), informa a data na qual o servidor preenche os requisitos para se aposentar em cada modalidade, além de indicar como serão calculados os proventos (integrais, pela média ou proporcionais, por exemplo). 

A simulação pode ser feita por todos os servidores do GDF, da Câmara Legislativa, da Defensoria Pública, da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do DF e do próprio TCDF.

Para utilizar a ferramenta o usuário deve informar dados básicos como nome, sexo e data de nascimento, além de dados sobre sua vida funcional, incluindo os períodos em que trabalhou para outros órgãos públicos, para a iniciativa privada ou para as Forças Armadas. Os dados pessoais e funcionais não são gravados pelo sistema e serão descartados após a simulação. 

Apesar de a Calculadora aplicar os mesmos parâmetros do Sistema de Registro de Atos de Admissão e Concessão (SIRAC), ela não substitui a avaliação detalhada da aposentadoria submetida formalmente à apreciação do TCDF. Isso quer dizer que o resultado da simulação não pode ser utilizado como condição para requerimentos ou pedidos administrativos de qualquer espécie. 

Eventuais erros ou problemas de funcionamento da ferramenta poderão ser reportados para o e-mail: sefipe.gab@tc.df.gov.br.

Clique aqui e faça a sua simulação!