Cine-debate exibe “Poeira e Batom no Planalto Central”, documentário sobre a participação das mulheres na construção de Brasília

74
Histórias de mulheres que ajudaram a construir a capital brasileira, que deixaram suas casas em outros estados e enfrentaram lama, poeira e falta de infraestrutura básica, e a visão da mulher que deu voz a essas pioneiras por meio de um documentário. Essa é a proposta do cine-debate Poeira e Batom no Planalto Central – 50 Mulheres na Construção de Brasília, que será realizado nesta terça-feira, dia 7 de março, das 16h às 18h, no Auditório do Tribunal de Contas do Distrito Federal.

Como parte da programação da Semana da Mulher no TCDF, o evento é voltado aos servidores e colaboradores do Tribunal. Além da exibição do documentário, os participantes terão a oportunidade de conversar com a cineasta Tânia Fontenelle, que dirigiu o filme. É um convite a revisitar as memórias e fatos históricos de Brasília sob a perspectiva feminina.

Sobre o documentário

Poeira e Batom no Planalto Central – 50 Mulheres na Construção de Brasília é um documentário que retrata os planos, medos, expectativas e desafios enfrentados por 50 mulheres que embarcaram no sonho de ajudar a construir a nova capital do Brasil. O filme dá voz a essas mulheres e suas histórias e reconhece a importância de cada uma delas no processo, desde as engenheiras, médicas, enfermeiras, professoras, agricultoras, passando pela motorista do caminhão, até as donas de casa.
O documentário, fruto de um intenso trabalho de pesquisa da diretora, foi lançado junto do livro Poeira & Batom, uma mescla de textos históricos sobre a construção da capital e depoimentos das pioneiras. O filme, assim como o livro, mergulha no passado e retrata a participação das mulheres nesse empreendimento histórico.