O Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) Inácio Magalhães foi agraciado com o título de cidadão honorário do Distrito Federal, concedido pela Câmara Legislativa do DF (CLDF). A cerimônia de outorga foi realizada na noite desta segunda-feira, 10 de junho, e contou com a presença de diversas autoridades, amigos e familiares.
O título é uma homenagem e um agradecimento pelos relevantes serviços prestados ao Distrito Federal. Referência nacional em fiscalização de pessoal e nas áreas de Direito Administrativo e Previdenciário, Inácio Magalhães também foi procurador do Ministério Público de Contas do DF e presidente do TCDF. Responsável pela proposição da honraria, o presidente da CLDF, deputado distrital Wellington Luiz, enalteceu a figura do conselheiro do TCDF. “Estou muito feliz em oferecer essa honraria, a mais importante comenda do Distrito Federal, ao nobre conselheiro Inácio Magalhães. Por sua história em prol do Distrito Federal, você é exemplo para todos nós”, elogiou.
O homenageado ressaltou o peso de receber a maior honraria do DF: “A partir deste momento, tenho sentimento de mais responsabilidade em buscar aprimorar as respostas esperadas pela sociedade”. O Conselheiro dedicou o título à sua mãe, Maria Costa de Jesus Magalhães. “Eu não posso deixar de homenagear a pessoa mais importante de minha vida, minha mãe. O vínculo com minha mãe tem tudo a ver com este momento que estou vivendo hoje. Nós saímos de Teresina e viemos para Brasília porque minha mãe foi aprovada num concurso para o Tribunal de Contas da União. Ela sempre foi uma grande referência pessoal e profissional para mim”, relembrou emocionado.
O presidente do TCDF, Conselheiro Márcio Michel; o vice-presidente do TCDF, Conselheiro André Clemente; o regente da Escola de Contas, Conselheiro Renato Rainha; e o decano da Corte, Conselheiro Manoel de Andrade, compuseram a mesa de solenidade. O conselheiro substituto Vinícius Fragoso também esteve presente no evento. Durante os discursos, os colegas do Tribunal foram unânimes em dizer que, nos debates em Plenário, sempre aprendem muito com o Conselheiro Inácio Magalhães.
Os membros do Tribunal ainda exaltaram o profissionalismo, o compromisso do condecorado com a legalidade e com o julgamento justo, além de ressaltarem a integridade dele. “Inácio, tenho certeza de que eu e meus colegas de colegiado aprendemos muito com você, com seus votos impecáveis, seu conhecimento profundo e sua humanidade. Você sempre busca, dentro da norma, ser justo com aquilo que acredita. Às vezes, mesmo discordando da sua posição, fica difícil não concordar com seus argumentos. É um prazer tê-lo ao meu lado no plenário do TCDF,” exaltou o presidente da Corte de Contas.
Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo em que servidores do Tribunal e familiares destacaram a excelência profissional e acadêmica do homenageado. “Ingressamos no Tribunal de Contas em 1992 na mesma turma de Auditores do Controle Externo. Desde aquela época, vi esse amigo cumprindo de maneira exemplar as suas funções em benefício da sociedade brasiliense”, elogiou o chefe de seu gabinete, Sérgio Damasceno Paula. A chefe de secretaria do gabinete completou: “Sinto-me privilegiada por acompanhar a sua brilhante carreira modelada por responsabilidade ímpar, compromisso com a ética e dedicação permanente à sociedade do Distrito Federal”, enalteceu Ana Beatriz Carvalho.
No vídeo, os filhos Guilherme e Danielle Bernardes Magalhães destacaram a trajetória de vida do pai que saiu do Piauí e construiu uma carreira respeitada na capital do Brasil. “Pai, você é uma pessoa admirável e esse título vem para honrar tudo o que você construiu, desde que você veio morar aqui: uma carreira que hoje permite que você impacte várias vidas com o seu trabalho, se dedicando, se esforçando, sempre estudando e dando aulas; e colaborando para a construção dos entendimentos de Direito aqui da nossa cidade. Brasília só tem a ganhar com a sua presença e com seu trabalho aqui.”, elogiou Danielle Magalhães.
Bastante emocionado o homenageado agradeceu o carinho e as manifestações públicas de todos os presentes: autoridades, amigos e familiares, em especial aos irmãos Rinaldo, Tânia e Mara Magalhães, e aos filhos, Guilherme, Danielle e Felipe.
A amiga e servidora aposentada do TCDF Sônia Castro foi quem fez a entrega simbólica da comenda. “Conheço a sua trajetória, ela é marcada por grandes vitórias e conquistas, mas também, por muita determinação e perseverança para alcançá-las. No decorrer de toda a sua carreira pública sou testemunha do seu comprometimento com os interesses da população do Distrito Federal. Como professor e escritor, é notável o seu empenho em compartilhar conhecimentos com os seus alunos, servidores e com o público em geral”, concluiu a amiga.