Estudantes da rede pública participam de projeto da Escon /TCDF para debater consciência cidadã e controle social

0
12

Nesta quinta e sexta-feira (22 e 23 de maio), o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) recebeu alunos do 5º ano da Escola Classe 04 e da Escola Classe 06 do Cruzeiro para discutir a importância do controle social. A visita faz parte do projeto “TCendo o Futuro”, que tem como objetivo desenvolver a consciência cidadã em crianças e jovens.

Na chegada, os estudantes foram recepcionados pelos monitores e instrutores da Escola de Contas e acompanhados até o plenário da Corte. No local, foram saudados pelo presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade, e pelo diretor da Escola de Contas, conselheiro Renato Rainha.

O presidente da Corte enalteceu o projeto, destacando seu papel na formação cidadã dos estudantes. “Aqui no Tribunal de Contas, cuidamos das contas públicas — aquelas que precisam ser bem administradas para que sobre dinheiro para escolas, hospitais, transporte, segurança, lazer e esporte. Vocês são muito bem-vindos aqui. Essa experiência, que consiste em dialogar com os jovens e as escolas, vai gerar muitos frutos positivos para todo o Distrito Federal”, afirmou.

O regente da Escola de Contas também destacou o caráter pedagógico do projeto. “Que honra receber vocês aqui, que alegria para o Tribunal! Hoje vocês vão aprender como o dinheiro público deve ser cuidado e aplicado com honestidade e competência, para garantir boas escolas, hospitais de qualidade, parquinhos seguros e a geração de empregos para todos nós”, ressaltou.

Durante os dois dias de visita, os estudantes participaram de um mini tour guiado por setores estratégicos da Casa, como o Memorial do TCDF, a Biblioteca e os gabinetes da Presidência da Corte e do regente da Escola de Contas, conselheiro Renato Rainha.

Ao longo da visita, os alunos participaram de oficinas práticas e dinâmicas, com o uso de dinheiro fictício para compreender o funcionamento dos tributos e sua aplicação em políticas públicas.
Para a diretora da Escola Classe 6, Elisangela Nascimento de Andrade, a iniciativa desperta nas crianças a consciência sobre o cuidado com os recursos públicos. “Tenho certeza de que as crianças vão sair daqui sabendo que tudo o que compramos recolhemos impostos, que depois retornam para a população por meio dos serviços públicos, e que as coisas públicas não são de graça — elas existem porque a população pagou esses impostos”, elogiou.

Na ocasião, os alunos também fizeram simulações das inspeções como auditores de controle externo e, em outro momento, atuaram como conselheiros em uma sessão plenária da Corte, vestindo togas, ao participarem de uma dinâmica de fiscalização e julgamento.

O TCendo o Futuro é um projeto que faz parte de uma parceria com a SEE/DF, com duração inicial de cinco anos, com o objetivo de fortalecer o papel do TCDF na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o interesse público.

Confira no link as fotos do projeto TCendo o Futuro:
https://drive.google.com/drive/folders/11c1oLpscGvboSeMquVVtFVZfLf5P61nn?usp=sharing