O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), conselheiro Manoel de Andrade, participou, na manhã desta quinta-feira (29), da terceira edição do Congresso Nacional de Gestão Pública – “Desafios da Administração Pública”. O evento reuniu especialistas, autoridades e gestores públicos para discutir temas centrais como inovação, sustentabilidade e os impactos da transformação digital no setor público.
Na ocasião, Manoel de Andrade presidiu a mesa da palestra magna “Perspectivas e desafios da gestão pública para a próxima década”, ministrada pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia. Como mediador dos debates, o presidente do TCDF destacou o papel da inteligência artificial na modernização da administração pública, ressaltando como essa tecnologia tem contribuído para a otimização de processos e a agilidade na tomada de decisões.
Entre os principais temas discutidos no congresso, estiveram a aplicação dos princípios ESG (ambiental, social e governança) na administração pública — com foco em meio ambiente, igualdade de gênero e responsabilidade social —, os desafios da gestão nos níveis municipal e estadual, a regulamentação da reforma tributária, as fontes de financiamento do setor público e a judicialização de políticas públicas.
A programação também contou com homenagens a personalidades que se destacam no cenário político e institucional do país. Nesta edição, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi condecorado por sua contribuição à gestão pública brasileira.