GDF revoga licitação do autódromo

52

Contratos menores devem garantir a realização da Fórmula Indy

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) decidiu revogar a Concorrência nº 026/2014 – ASCAL/PRES para a execução da reforma e adequação do Autódromo Internacional Nelson Piquet, localizado no Centro Poliesportivo Ayrton Senna, no Setor de Recreação Pública Norte (SRPN). O comunicado foi publicado nesta segunda-feira, dia 12 de janeiro de 2015, no Diário Oficial do Distrito Federal (página 31, Seção III).

Entre as várias irregularidades encontradas na análise que havia sido feita pelo corpo técnico do Tribunal de Contas do DF, estavam sobrepreço de R$ 34.888.322,78, além de duplicidade de serviços e falhas graves no projeto básico de engenharia.

A obra estava estimada inicialmente em R$ 251.894.634,70. “Se não há dinheiro para pagar servidores, como vamos gastar esse valor em um autódromo?”, ressaltou o presidente do TCDF, Conselheiro Renato Rainha. Ele lembra que obras menores já são suficientes para deixar o circuito adaptado às provas de automobilismo. Isso porque os serviços que serão executados para adequação do autódromo à Fórmula Indy 2015 são predominantemente relacionados à reforma da pista (obras rodoviárias). O evento esportivo está previsto para ocorrer entre os dias 06 e 08 de março.

Os engenheiros do TCDF concordam e apontam nos relatórios técnicos que licitações com maior variedade de itens e obras de grande porte fazem com que o procedimento seja mais longo, com mais pedidos de recursos e um custo maior. “Cabe destacar que o prazo para a finalização da execução dos serviços está bem próximo, tendo em vista o evento marcado para 08 de março de 2015. Com o parcelamento das fases e a consequente otimização do processo licitatório, a emissão da Ordem de Serviço para iniciar a execução dos serviços ocorreria de forma mais ágil”, aponta o relatório.