Gestão e Funcionamento dos Centros Cirúrgicos

268

AUDITORIA OPERACIONAL

Gestão e Funcionamento dos Centros Cirúrgicos das Unidades Hospitalares da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

RESUMO

A auditoria teve como objeto avaliar a gestão e o funcionamento das Unidades Cirúrgicas de Assistência Especializada – UCAEs e as condições de acesso à Rede Pública de Saúde do Distrito Federal oferecidas aos portadores de doenças cirúrgicas pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES-DF, órgão da Administração Direta do Governo do Distrito Federal.
O centro cirúrgico pode ser definido como um conjunto de elementos destinados às atividades cirúrgicas, bem como à recuperação pós-anestésica1. A qualidade e a segurança da assistência prestada são diretamente relacionadas à localização, às estruturas e à gestão de todos os processos atinentes ao centro cirúrgico.
A fiscalização proposta abrangeu a análise da gestão e do funcionamento dos centros cirúrgicos do DF, avaliando o acesso, a tempestividade no atendimento, a utilização dos indicadores de desempenho estabelecidos, as condições de utilização e manutenção de equipamentos, a implementação do Protocolo de Cirurgia Segura e a adoção de diretrizes estabelecidas para prevenção e controle de infecções hospitalares.

  Clique aqui para acessar/baixar Gestão e Funcionamento dos Centros Cirúrgicos

GestaoEFuncionamento