A Escola de Contas (Escon) lembra que amanhã, 13 de junho, a partir das 14h, começa a Maratona Temática em Educação no TCDF. O evento nacional realizado nesta quinta e sexta-feira contará com palestras e painéis sobre projetos e programas educacionais, incluindo debates sobre o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) e Parcerias Público-Privadas (PPPs) na área; além de boas práticas em educação, como é o caso da cidade de Sobral (CE).
No final do ano de 2000, o município de Sobral enfrentava sérios problemas de analfabetismo na rede pública. Mais de 40% das crianças com oito anos terminavam a segunda série sem saber ler. A situação preocupante exigiu da administração municipal mudanças significativas em todo sistema de ensino. Tais mudanças resultaram em uma reforma educacional que teve como pilar três eixos principais: o pedagógico, o administrativo e o avaliativo.
Com a mobilização do município, dos professores e o fortalecimento da comunidade escolar os resultados não tardaram a aparecer. Sobral começou a se destacar nos índices de educação nacional e, em 2015 alcançou, pela primeira vez, o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para os anos iniciais do ensino fundamental. De lá para cá, (2017, 2019 e 2021) a cidade se manteve no topo do ranking entre todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.
Na Maratona Temática em Educação promovida pelo Escola de Contas do TCDF, a coordenadora de Gestão Escolar do município de Sobral, Antônia Leidiane Barbosa Marques, vai apresentar algumas das boas práticas que levaram a cidade ao topo do ranking no país.