Mensagem de Ano Novo do Presidente do TCDF

185

“Em 2021, o Tribunal de Contas do DF trabalhou em prol de uma gestão pública de qualidade no Distrito Federal, focando na garantia dos direitos fundamentais durante a pandemia.

Atuamos para analisar os gastos voltados ao enfrentamento do coronavírus; para garantir uma boa gestão educacional durante esta crise sanitária sem precedentes; para fiscalizar o atendimento prestado à população na rede pública de saúde. Também promovemos diversas outras ações para avaliar a legalidade e a economicidade de políticas públicas por meio de análises imparciais, de alta qualidade e com o rigor metodológico necessário. Investimos na capacitação da sociedade em parcerias com o Controle Externo.

E cumprir essa missão tão nobre não seria possível sem os profissionais de excelência do TCDF. Os servidores deste Tribunal, tanto da área fim, quanto da área meio, são altamente qualificados, profundamente conhecedores da gestão pública e dedicados às suas atividades. Da mesma forma, os Ilustres Conselheiros e os membros do Ministério Público junto a esta Corte de Contas resumem bem o ideal de servir ao público, contribuindo diuturnamente para o aperfeiçoamento da Administração Pública distrital.

Agradeço o empenho de cada um no trabalho em prol da coletividade, da democracia, da promoção da equidade e da qualidade de vida da população do DF. Em 2021, os integrantes deste Tribunal se esforçaram para melhorar o funcionamento da máquina pública e para atuar como o longo braço da sociedade no controle dos gastos públicos, servindo com ética e determinação.

Que, em 2022, continuemos a contribuir para adequação dos gastos públicos distritais às muitas necessidades da população. Que busquemos, na inovação e nas boas práticas, maneiras de fazer com que esses recursos retornem à sociedade na forma de serviços e políticas públicas eficientes e eficazes.

E que, nestes tempos de crise, discursos de ódio e aviltamento da ciência, possamos olhar os compromissos públicos sob a ótica da dignidade da pessoa humana e defender sempre a cidadania, o respeito ao próximo, a liberdade de imprensa, a autonomia das instituições e, juntos, fortalecer a democracia! Que o interesse público esteja sempre acima dos interesses privados. Que a fiscalização promovida pelo Tribunal de Contas do DF possa ajudar a diminuir desigualdades, promovendo saúde, segurança, educação, infraestrutura e qualidade de vida.

Feliz Ano Novo! Que 2022 seja produtivo e traga esperança em dias melhores!”

Conselheiro Paulo Tadeu
Presidente do TCDF