Novo Conselheiro Paiva Martins reúne autoridades, família e servidores em Cerimônia no TCDF.

A cerimônia decorrente da posse do Conselheiro Paiva Martins lotou o plenário do TCDF e reuniu familiares, servidores e autoridades, com destaque para a presença do Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
A solenidade desta terça-feira(27) foi aberta pelo Presidente do TCDF, Conselheiro Inácio Magalhães, agradecendo a todos e parabenizando o novo Conselheiro.
O primeiro a falar foi o Conselheiro Decano do TCDF, Manoel de Andrade: “Paiva Martins, paulista, chegou em 60 e abraçou Brasília pra não largar mais e abraçou o Tribunal.” E reiterou sobre a posse do novo conselheiro: “não foi um favor, mas por merecimento.”.
Em seguida, a Conselheira Anilcéia Machado chamou a atenção pelo horário difícil da cerimônia e, mesmo assim, muita gente veio para prestigiar.
Já o Conselheiro Paulo Tadeu destacou o empenho do governador e secretários de governo para a nomeação de Paiva Martins, desejou sucesso e arrancou gargalhadas do plenário lotado ao dizer que agora, com Paiva Conselheiro, os corintianos serão maioria, já que além dele, Paulo Tadeu, os Conselheiros Renato Rainha e Manoel de Andrade também torcem pelo timão.
Brincadeira que continuou com o Procurador-Geral junto ao TCDF, Demóstenes Albuquerque, que fez elogios à conduta de Paiva para com a família e para com o erário, mas, apontou como único defeito do novo Conselheiro ser torcedor do Corinthians.

O Governador do DF, Agnelo Queiroz, afirmou que Paiva Martins é um grande ganho para o Tribunal de Contas do DF e declarou que o Tribunal está plenamente instrumentalizado para exercer na sua plenitude o seu papel para preservação do patrimônio do DF. Reforçou ainda que para auxiliar o Governo a cumprir suas metas é indispensável manter relações republicanas, transparentes e honestas com o TCDF, a fim de construir uma forte independência e sólida harmonia entre os poderes.
Em seguida, o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wasny de Roure, traduziu a posse do novo Conselheiro como uma vitória dos servidores públicos e concluiu: “a ascensão (de Paiva) é baseada no mérito e não em trocas de favores políticos.”.
A Procuradora-Geral de Justiça, Eunice Pereira Amorim Carvalhido, que compôs a mesa, junto com as demais autoridades e Conselheiros, disse que a população do DF espera muito do novo Conselheiro e que talvez essa missão seja a mais grandiosa por encerrar a trajetória profissional de Paiva Martins.
Na mesa, também prestigiaram a cerimônia os Conselheiros aposentados: Paulo César de Ávila e Silva e Jorge Caetano.
O último a falar sobre Paiva Martins foi o Presidente do Tribunal de Contas do DF, Conselheiro Inácio Magalhães: “além de todas as qualidades, reputo a mais importante que é a bondade que tem no seu coração… então essa característica associada às qualidades técnicas, morais que ele tem, com certeza, irão contribuir para que o Tribunal de Contas dê uma resposta à sociedade que hoje se manifesta com exigência a todos os homens públicos”.
O presidente do TCDF também destacou a participação das instituições do DF que ajudaram, de maneira coesa, na solução do problema jurídico para que o Conselheiro Paiva Martins pudesse assumir o cargo.
Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem do Coral do TCDF cantando a música “Emoções”, de Roberto Carlos.

Paiva Martins ficou notoriamente emocionado e emocionou a todos ao desabafar sobre a vitória após o entrave jurídico: “quem não defende seus direitos não merece tê-los”.
E finalizou dizendo que no serviço público somos carentes de certos parâmetros: “Tomei posse ‘NO’ cargo e não ‘DO’ cargo”. E sobre a expectativa como Conselheiro: ”serei o mesmo de ontem, como auditor”.

Veja mais fotos da cerimônia na Galeria de Fotos (site TCDF)