O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), conselheiro Manoel de Andrade, foi um dos entrevistados do vídeocast da Atricon durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC). No programa, transmitido ao vivo pelo YouTube da entidade, ele apresentou os principais projetos e iniciativas desenvolvidos pela Corte de Contas do DF.
Ao comentar o projeto “Visita aos Gestores”, que busca aproximar o Tribunal de Contas do DF dos servidores públicos distritais, o presidente destacou que o diálogo direto com diferentes áreas e instituições é fundamental para fortalecer a gestão pública. Segundo ele, essa iniciativa permite mostrar, na prática, como o Tribunal atua e reforça o caráter educativo da Corte, evidenciando a importância do controle externo para o bom funcionamento do serviço público.
Somente em 2025, o projeto visitou oito órgãos do Distrito Federal, entre eles o Hospital da Criança, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e a Secretaria de Educação.
O presidente do TCDF também falou sobre o Projeto de Linguagem Simples em andamento na Corte. “Desde que cheguei ao Tribunal de Contas, defendo uma comunicação mais clara e próxima da sociedade. Um tribunal democrático precisa dialogar com as pessoas. Sou um homem do povo e sei da importância de a mensagem chegar a todos.”
O vídeocast Atricon recebeu autoridades e especialistas do controle externo, durante os quatro dias de CITC, trazendo análises, debates e diferentes perspectivas sobre a atuação dos tribunais de contas no país.
Assista a entrevista completa do presidente Manoel de Andrade aqui: https://drive.google.com/file/d/1eNy5s3L6anapnrpCnDH8GoAfaL5PJLdQ/view?usp=sharing





