Presidente Paulo Tadeu faz balanço de sua gestão à frente do TCDF

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O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Conselheiro Paulo Tadeu, aproveitou a última sessão plenária do ano para fazer um balanço da sua gestão à frente da Corte. Na ocasião, foi apresentado um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Institucional com o resumo das atividades e dos resultados da atuação do TCDF durante o biênio 2021-2022.

Entre os destaques da administração do Conselheiro Paulo Tadeu estão as diversas medidas adotadas para acompanhamento dos gastos públicos durante a pandemia como, por exemplo, a criação do hotsite Fiscaliza Covid, que contribuiu para promover a transparência nas ações do Tribunal e estimular o controle social.

No período de crise sanitária, também houve o incremento dos recursos em tecnologia para garantir mais agilidade e eficiência no andamento dos processos, como por exemplo o investimento em inteligência artificial e a criação do Sistema de Plenário Virtual.

Foram quase 300 sessões virtuais e presenciais realizadas nestes dois anos, período em que os Conselheiros apreciaram cerca de 10 mil processos. Entre eles, mais de 100 estavam relacionados às despesas com o enfrentamento do coronavírus.

Na gestão do atual presidente, somente a atuação do TCDF na análise de licitações gerou uma economia estimada em mais de R$ 2 bilhões aos cofres públicos distritais. Já as sanções aplicadas totalizaram R$ 118 milhões, os quais devem ser devolvidos ao Tesouro do DF.

No Biênio 2021/2022, destacam-se as ações de incentivo à participação dos cidadãos na fiscalização dos recursos distritais, como o programa contínuo de capacitação para os gestores públicos locais e para representantes da sociedade, além da criação de ferramentas para facilitar o controle social, como o Painel de Acompanhamento da Gestão Fiscal e Orçamentária.

Durante a sessão extraordinária, o Conselheiro Paulo Tadeu ressaltou que a principal meta da gestão foi criar um Tribunal mais participativo, focando na melhoria das políticas públicas voltadas para a população, especialmente os mais necessitados. Por fim, agradeceu a parceria de todos os conselheiros e membros do Ministério Público junto ao TCDF e a colaboração de servidores e terceirizados nestes dois anos de trabalho, reafirmando seu compromisso com a Corte, a sociedade, o controle externo e a transparência social. “O sucesso desta gestão é uma vitória de todos”, completou.

A atuação do atual presidente do Tribunal foi elogiada por todos os membros do Plenário presentes na sessão extraordinária. “Vossa Excelência conseguiu conduzir o Tribunal com competência, maestria, eficiência e transparência no momento mais difícil que nós tivemos. Eu estou no Tribunal há 21 anos e o momento mais difícil que nós tivemos foi a pandemia: exigiu coragem, responsabilidade e ações corajosas o tempo inteiro”, afirmou o Conselheiro Renato Rainha.

O procurador-geral do MPjTCDF, Marcos Felipe Lima, também enalteceu o trabalho voltado à sociedade, especialmente no período de pandemia. Ele ainda destacou as melhorias internas promovidas pela atual administração, como a conclusão dos concursos públicos para provimento dos cargos de Auditor Conselheiro Substituto e procurador do MPjTCDF e a nomeação e posse de mais 50 Auditores de Controle Externo.  “Marca a gestão de Vossa Excelência não apenas o olhar para fora do TCDF, como já foi mencionado no vídeo, mas a forma como Vossa Excelência olhou internamente para a Corte, as melhorias institucionais que propiciou com a criação de cargos para os locais em que havia necessidade”, disse.

O atual vice-presidente, Conselheiro Inácio Magalhães Filho, destacou outra faceta do Conselheiro Paulo Tadeu: “Vossa Excelência é um conciliador nato. Evita problemas que tragam dificuldades institucionais e sempre busca a conciliação e a harmonia”.