Qualidade das Instalações Físicas das Escolas Públicas – 2011

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AUDITORIA OPERACIONAL

Avaliação da qualidade das instalações físicas das escolas da rede pública de ensino do distrito federal.

RESUMO

O Relatório em tela trata de Auditoria Operacional com o objetivo de reavaliar as condições das instalações físicas das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, de modo a fazer o acompanhamento da evolução da situação dessas instalações, por meio de uma série histórica iniciada em 2007. A avaliação teve por base os parâmetros e a metodologia utilizados em auditorias concluídas nos quatro anos anteriores: utilização de vistoria padronizada em unidades de ensino selecionadas por amostragem aleatória sistemática, registro fotográfico das dependências das escolas em tomadas pré-definidas, análise de documentos encaminhados pela SEDF e das informações obtidas de pesquisa de opinião colhida por meio de questionário enviado aos diretores das escolas da rede pública do DF via internet. Para a consecução do objetivo, além da análise pela equipe de auditoria das instalações físicas das escolas com base na amostra selecionada, buscou-se saber a avaliação dos diretores das escolas sobre as condições das instalações e, ainda, se as instalações físicas das escolas são compatíveis com as atividades que devem ser desenvolvidas pelo nível de ensino e modalidade de educação oferecidos. Os resultados demonstraram que a situação das instalações físicas piorou em relação ao ano anterior e permanece insatisfatória, já que mais de 85% das unidades de ensino carecem de reparos moderados ou grandes. Na visão dos diretores a situação das escolas continua preponderantemente regular, sem alteração significativa em relação aos anos anteriores; as instalações físicas da maioria das escolas permanecem não compatíveis com as atividades exigidas pelo nível de ensino e/ou modalidade de educação oferecidos.

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