Distinguir o real do falso tornou-se cada vez mais difícil em um mundo em que imagens, vídeos e vozes podem ser replicados com perfeição por inteligências artificiais, os ataques digitais se tornam cada vez mais sofisticados e a credibilidade das informações está constantemente ameaçada. Por isso, é preciso proteger sistemas e dados, além de garantir a confiabilidade e a integridade da informação. É nesse contexto que a TCDF Tech Week vai reunir especialistas para debater o futuro da inteligência artificial, automação, governança digital, segurança da informação, inovação corporativa e inclusão digital.
De 3 a 7 de novembro um time de especialistas vai se reunir no Tribunal de Contas do Distrito Federal para mostrar como a tecnologia pode transformar dados em decisões, otimizar processos, garantir credibilidade e gerar valor real para a sociedade. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas diretamente no site tc.df.gov.br/techweek.
Entre os destaques da programação está Ricardo Morais Machado, consultor da Gartner, que apresentará a palestra “Tendências Tecnológicas para 2025”, apontando as dez inovações que devem causar maior impacto nas organizações públicas e privadas nos próximos anos.
Além dele, André Castro, estrategista tecnológico de governo da Microsoft, premiado por projetos de automação e IA no serviço público, e Alexandre Costa, arquiteto de soluções em nuvem da Microsoft e ativista da acessibilidade digital, vão debater a modernização do controle público com inteligência artificial e o uso da tecnologia como instrumento de inclusão.
O engenheiro de soluções Beethovem Dias conduzirá as palestras “Em quem você ainda confia?” e “Quem guarda as chaves da soberania digital?”, abordando como enfrentar ameaças que colocam em risco a credibilidade na era digital e mostrando que identificar quem acessa, decide e transforma dados em valor para a sociedade é essencial para proteger sistemas, informações e a própria integridade dos dados.
Complementando o evento, especialistas em tecnologia corporativa e inovação, como Patrik Milhomem, gerente de Marketing, Relacionamento com o Cliente e Inovação da BRB DTVM, e Ítalo Freitas, gerente executivo de Vendas da BMC Helix, vão explorar tendências tecnológicas e suas aplicações práticas. Ítalo apresentará a revolução das inteligências artificiais autônomas, capazes de tomar decisões e gerar resultados concretos, enquanto Patrik discutirá como a tecnologia pode melhorar serviços públicos e impactar positivamente a vida das pessoas.
Além das palestras, o evento contará com o Teatro TechTalk, um espaço que receberá apresentações de parceiros estratégicos sobre as tendências que estão moldando o futuro do trabalho e dos serviços públicos.
A Microsoft abordará a tecnologia como ferramenta de inclusão; a Alcatel-Lucent Enterprise apresentará a evolução da gestão de redes com inteligência artificial; e a BKTech mostrará soluções para automação de processos e eficiência operacional. Entre os apoiadores institucionais, Elastic vai compartilhar experiências em dados e observabilidade, e o Google Cloud discutirá o uso ético e seguro da inteligência artificial em ambientes governamentais.
A programação completa dos cinco dias da TCDF Tech Week está disponível em: tc.df.gov.br/techweek.
