Sustentabilidade no TCDF: placas solares e vagas para carregamento de carros elétricos

5

O Tribunal de Contas do Distrito Federal passou a disponibilizar uma vaga de estacionamento adaptada para o carregamento gratuito de carros elétricos. A estação trifásica tem potência de 22 kW e está localizada no estacionamento do Edifício Anexo.

Não houve custo de implementação graças a uma parceria com a Saga/BYD. A vaga foi adaptada com cabos elétricos adequados, pintura indicativa e iluminação. E já está em andamento no Tribunal o processo de licitação de mais duas estações de carregamento rápido: uma para o Edifício-Sede e outra para o Anexo. O uso dessas vagas será regulamentado em breve.

Outra iniciativa de sustentabilidade em curso na Corte de Contas é a instalação de uma usina fotovoltaica de 150kw, com 240 placas que captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica. A instalação desses painéis solares já foi contratada pela Secretaria-Geral de Administração do TCDF e se encontra em fase de instalação. A medida vai promover uma redução de 30% no consumo de energia do Tribunal.

Iniciativas sustentáveis

Essas e outras melhorias são parte do Plano de Logística Sustentável do TCDF, tratado no âmbito do processo 12856/2022. O PLS deve ser apreciado no início do próximo ano e prevê a promoção de várias ações de sustentabilidade na Corte. Entre elas estão a implementação de logística reversa; redução do consumo de papel, de energia e de descartáveis; o estabelecimento de compras sustentáveis; campanhas de sensibilização de servidores e colaboradores; destinação consciente de materiais inservíveis; acessibilidade dos edifícios, entre outras.

Segundo o presidente do TCDF, Conselheiro Márcio Michel, a sustentabilidade foi uma das prioridades da sua gestão. “Estamos comprometidos com a construção de um Tribunal de Contas mais sustentável, que não apenas cumpra sua função fiscalizadora, mas também seja exemplo no cuidado com o meio ambiente. As iniciativas como a instalação de placas solares e a disponibilização de estações de carregamento para carros elétricos são apenas o começo. Com o nosso Plano de Logística Sustentável, vamos continuar promovendo ações concretas para reduzir o impacto ambiental, melhorar a eficiência energética e contribuir para a conscientização de todos os nossos servidores e colaboradores”, ressaltou.