TCDF adere a projeto de Comunicação financiado pelo BID para melhorar o diálogo dos Tribunais de Contas com a sociedade

7

O Tribunal de Contas do Distrito Federal aderiu ao Projeto Comunica, iniciativa liderada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e que tem por objetivo aperfeiçoar os processos de comunicação interna e externa dos Tribunais de Contas com os seus públicos. A adesão foi aprovada em sessão plenária realizada no último dia 13 de março (Decisão 21/2024).

O projeto, custeado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) “a fundo perdido”, ou seja, sem custos para os TCs, busca promover a divulgação de informações públicas, que sejam de interesse da sociedade, de forma clara e acessível. A iniciativa promete ações pensadas para a realidade de cada Tribunal, tendo em vista as diferenças de estrutura tecnológica e de pessoal das Cortes de Contas.

Entre os resultados esperados estão identificação das estruturas de comunicação dos Tribunais de Contas e das estratégias por elas desenvolvidas; análise das unidades com objetivo de aperfeiçoar os conteúdos e serviços disponibilizados aos públicos das instituições; orientações com especialistas nas áreas delimitadas pelo projeto; definição de ações práticas e objetivas para aperfeiçoar os processos de comunicação das instituições com os seus públicos; e oferta de capacitação e de treinamento aos integrantes das unidades de comunicação.

Uma série de ações está programada para primeiro semestre de 2024. Entre elas estão diagnósticos das unidades de comunicação dos Tribunais; mentorias online com especialistas em comunicação; planos de ação personalizados; estratégias de conteúdo para redes sociais e utilização de ferramentas de inteligência artificial.