O Tribunal de Contas do DF solicitou manifestação da Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa/DF) quanto à continuidade do projeto de implantação do Mercado Central de Brasília. O empreendimento, a ser construído em terreno de aproximadamente 50 mil m2, localizado no Trecho 10 do Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), deve atender a uma antiga demanda da população da capital.
Além da criação de 600 vagas para estacionamento, o local deve abrigar restaurantes, açougues, peixarias, frutarias e bancas destinadas à venda de bebidas, pães, laticínios, doces, artigos de caça, pesca, camping e assemelhados.
Em agosto do ano passado, o Tribunal determinou que a Ceasa/DF corrigisse falhas na documentação do projeto de concessão do espaço à iniciativa privada, especialmente aquelas relativas ao modelo econômico-financeiro proposto.
Após analisar a documentação disponibilizada pela Central de Abastecimento do DF, o Tribunal de Contas reiterou alguns apontamentos que não foram atendidos, dentre eles a apresentação de informações acerca de fontes, estudos, pesquisas ou indicadores de mercado que fundamentem as estimativas de receitas e custos operacionais do projeto.
O Tribunal ainda deu um prazo de 60 dias para que a Ceasa/DF se manifeste formalmente quanto ao interesse pela continuidade do projeto (Processo nº 00600-00000594/2022-02-e).
Crédito da imagem: Agência Brasília