O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) realizou na tarde desta terça-feira, 14 de março, a cerimônia de posse de 17 auditores de Controle Externo. Essa é a última turma de convocados do concurso, cujo edital foi lançado em 2020, para formação de cadastro de reserva no cargo de auditor de Controle Externo.
A cerimônia que também foi transmitida ao vivo pelo canal do TCDF no YouTube, contou com a presença de servidores da casa, familiares e amigos dos novos auditores.
Ao dar posse aos novos servidores, o presidente do TCDF, conselheiro Márcio Michel, destacou a importância do trabalho dos auditores para o exercício do Controle Externo. “É o trabalho desempenhado por vocês que respalda as decisões do Tribunal na fiscalização dos órgãos do Distrito Federal e dos gestores públicos.”
O auditor (conselheiro-substituto) Vinícius Fragoso ao cumprimentar os novos empossados lembrou o início de sua carreira como auditor de Controle Externo e ressaltou o trabalho da Corte na melhoria da qualidade de vida da sociedade. “Embora o Controle Externo não elabore políticas públicas, nem execute, ele tem o poder de melhorar e aperfeiçoar aquilo que é entregue à população.”
Já o procurador-geral do Ministério Público junto ao TCDF, Marcos Felipe Pinheiro Lima, enfatizou a responsabilidade do servidor público com a população; “É preciso, sim, interesse e responsabilidade no exercício da função, mas é a possibilidade que os senhores e senhoras têm de melhorar a vida da sociedade do Distrito Federal, que fará diferença na nova trajetória.”
Por fim, o presidente do TCDF destacou a participação dos familiares na conquista dos novos empossados.
Ambientação – A fim de preparar os novos servidores para a chegada em suas unidades de lotação, os novos auditores de Controle Externo passarão por um processo de ambientação com cursos, palestras e capacitações promovidas pela Escola de Contas do TCDF e outras unidades técnicas, no período de 15 a 21 de março.
Os novos servidores serão lotados nas unidades da Secretaria-Geral de Controle Externo (SEGECEX) e desempenharão funções ligadas à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional da Administração Pública do Distrito Federal e legalidade dos atos de admissão, de aposentadoria, de reforma e de pensão.