TCDF lança painel digital que amplia acesso do cidadão às contas distritais

137

Imagine um sistema com o qual o cidadão possa fiscalizar, detalhadamente, os gastos realizados por órgãos e entidades do complexo administrativo do DF, inclusive identificando as fontes de recursos, as empresas credoras e os projetos executados com o dinheiro público?   

Esse sistema já existe: é o Siscoex – Sistema de Controle Externo do Tribunal de Contas do DF! Uma ferramenta eficaz e intuitiva para que a sociedade acompanhe os gastos públicos distritais.   

O lançamento para o público em geral está marcado para quinta-feira, dia 23 de marçoàs 15h, no Plenário do TCDF e terá transmissão ao vivo pelo Youtube do Tribunal (@tcdf). Na ocasião, Auditores de Controle Externo da Corte irão mostrar as funcionalidades do Painel Siscoex e demonstrar como operar o sistema.  

Criado pelo corpo técnico do TCDF, o sistema foi desenvolvido para auxiliar o trabalho de controle externo e agora foi disponibilizado em formato de painel para que cidadãos, organizações sociais e todos os interessados no acompanhamento do uso do dinheiro público possam acessar essa ferramenta.  

O painel não exige do usuário grandes conhecimentos em informática, com as informações básicas do que se procura, tais como nome do órgão, nome do credor ou número do contrato, é possível filtrar os dados em sequência até localizar o empenho ou o contrato desejado.  

Siscoex armazena dados contábeis desde o ano de 2006 e permite a análise de mais de 300 milhões de linhas de lançamentos contábeis. Ele ainda possibilita o rastreio de documentos derivados das Notas de Empenho e a correlação dos contratos registrados no sistema eContratos do GDF com sua execução orçamentária (empenhos, liquidações e pagamentos).  

De atualização diária, a ferramenta também permite a exportação de relatórios, personalizados com balancetes, quadros de despesa, razão de contas contábeis, entre outros em formato PDF ou CSV.   

Com o intuito de estimular e promover a transparência no gerenciamento dos recursos distritais, além de apresentar as informações em linguagem acessível para a sociedade, o Siscoex  será mais um importante instrumento de controle social.