TCDF participa de projeto nacional de combate a fraudes em folhas de pagamento

55

O Tribunal de Contas do Distrito Federal deu início a um projeto-piloto, juntamente com o Tribunal de Contas da União e outros quatro TCs estaduais (TCE-ES, TCE-PE, TCE-PR e TCE-RS), para dar mais agilidade e eficiência ao controle externo. O projeto deve se tornar um embrião de uma rede nacional de fiscalização e combate a fraudes no serviço público. As Cortes de Contas vão compartilhar dados entre si por meio do Laboratório de Informações de Controle (LabContas), disponibilizado pelo TCU.

No primeiro momento, a iniciativa tem foco na investigação de servidores ‘fantasmas’ e pagamentos irregulares. Ao cruzar as bases de dados disponibilizadas na plataforma, os auditores do TCDF vão buscar casos de acumulação indevida de cargos e presença de pessoas falecidas em folhas de pagamento do DF. O projeto piloto deve ser concluído em outubro de 2015, quando será avaliada a possibilidade de ampliação da rede para incluir outros Tribunais de Contas do País.

Sobre o sistema de informações
O LabContas é uma plataforma de informações relacionadas ao controle externo, voltada a usuários com conhecimento avançado em análise de dados. No TCDF, o projeto-piloto está sob a responsabilidade do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE), com a participação da Secretaria de Fiscalização de Pessoal.