Tribunais de Contas debatem processamento eletrônico e contas de governo

46

Dar mais celeridade aos processos. Esse é o principal fruto da informatização. E, de olho em bons resultados, integrantes dos Tribunais de Contas de todo o país estão reunidos em João Pessoa, capital da Paraíba, para debater as melhores opções de processamento eletrônico e, assim, modernizar as atividades de controle externo. Os técnicos também tratam dos sistemas e bancos de dados utilizados na elaboração do Relatório Analítico e Parecer Prévio sobre as Contas do Governo.

 

Sediado pelo Tribunal de Contas do Estado, o evento foi organizado pelo Grupo Temático de Contas de Governo (GCG/PROMOEX). A Presidente do TCDF, Conselheira Marli Vinhadeli, e representantes da DTI e da 5ª Inspetoria de Controle Externo desta Corte também participam do 1º Encontro Técnico sobre Processo Eletrônico e sobre Contas de Governo.

 

Nesta segunda-feira, o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB) apresentou a experiência de informatização que transformou o TRT paraibano.  Lá, todo o processo é eletrônico, desde a petição inicial até a sentença proferida pelo juiz. Em um exemplo dado pelos técnicos, num mesmo dia, houve duas comunicações entre juiz e advogado graças à praticidade do sistema. O Tribunal de Contas da União, que avança na redução do uso do papel, também apresentou as soluções que estão sendo usadas para viabilizar os processos eletrônicos. O evento segue até amanhã.

 

A Diretoria do Instituto Rui Barbosa, da qual a Presidente do TCDF faz parte, também se reuniu hoje na Paraíba para debater as atividades, além de apresentar os convênios firmados, os relatórios financeiros, os eventos e ações de comunicação do IRB.