Você sabia quando o e-TCDF entrou em operação?

358

No dia 1º de setembro de 1996, entrou em funcionamento o primeiro sistema de autuação e tramitação de processos do TCDF, o Protoc. Considerado o pai do atual e-TCDF, ele foi concebido por servidores do próprio Tribunal em linguagem Visual Basic e substituiu o antigo método de controle, em que as fichas processuais eram digitalizadas.

O Protoc representou enorme avanço à época, por permitir identificar estoques, planejar ações de fiscalização e identificar processos que sobrestavam os demais. Nos anos seguintes, o sistema incorporou novas funcionalidades e passou a rodar em versão web, também desenvolvida por servidores do TCDF.

Nos anos 2000, iniciou-se um processo de modernização desse sistema, que resultou na concepção do atual e-TCDF. Regulamentado pela Resolução nº 234, de 24 de abril de 2012, ele entrou em operação em setembro do mesmo ano, exatos 16 anos após a implantação do Protoc.

Com amplo alcance organizacional, o e-TCDF representou mais um grande e passo na digitalização de processos do Tribunal, tornando-se referência para diversos outros órgãos e instituições. Ele já foi compartilhado com mais de 300 municípios e com empresas como EBC e Codevasf, além do TCE-RO, TCM-PA, DFTrans e Câmara Legislativa do DF. Em âmbito internacional, o e-TCDF foi cedido ao Tribunal Administrativo de Moçambique.

A mais recente novidade no e-TCDF foi a integração com o Barramento PEN – Processo Eletrônico Nacional-, que permite tramitar processos entre sistemas diferentes.