O (TCDF) vai celebrar, nos dias 17 e 18 de novembro, o Dia da Consciência Negra com uma programação que inclui palestras, roda de conversa, sarau e feira afro. A iniciativa busca promover reflexão, cultura e valorização da história e das contribuições da população negra na construção do Brasil.
Os interessados em participar das atividades devem se inscrever até o dia 14 de novembro, por meio do link https://escon.tc.df.gov.br/cursos/novo/evento/visualizar/1501
No primeiro dia, serão realizadas duas palestras temáticas no plenário do TCDF. Às 14h, o professor Nelson Inocêncio, da Universidade de Brasília (UnB), aborda “O Processo Histórico da Política Antirracista na UnB: Avanços e Perspectivas”. Em seguida, às 14h40, a mestre Maria Luiza Júnior, fundadora do Movimento Negro Unificado (MNU), fala sobre “O Movimento de Resistência do Negro no Brasil”.
A programação segue com uma Roda de Conversa com o defensor público Fabrício Rodrigues, presidente do Comitê Interno de Igualdade Racial (CIIR) da Defensoria Pública do DF, e a advogada Fernanda de Cordeiro de Oliveira, doutora em Ciência Política pela UFSCar e consultora de Compliance de Gênero e Raça na Advocacia-Geral da União (AGU). Juntos, eles debatem os desafios e as perspectivas da diversidade e da inclusão no serviço público.
No segundo dia, o Sarau da Consciência Negra, coordenado pelo poeta e coordenador do projeto Poemação, Jorge Amâncio, encerra a celebração com apresentações de poesia, música, dança, teatro e literatura. O evento contará com as participações da cantora e escritora Marina Andrade, do educador e pesquisador em educação afrocentrada Dlaman Kobina, da poeta e performer Nanda Fer Pimenta e do violeiro e compositor Alain Bahia. A atividade será realizada das 16h30 às 18h, no Salão Negro.
Paralelamente, a Feira Afro, organizada pela empresária e ativista Graça Santos, reúne empreendedores e expositores locais, nos dois dias de evento. A feira estará em exposição das 14h às 18h, no Salão Negro, promovendo cultura e empreendedorismo negro.





