Visita técnica do TCDF ao Corpo de Bombeiros reforça prevenção e melhoria da gestão 

0
2

Com o objetivo fortalecer ações de prevenção e evitar demandas emergenciais, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) esteve, nesta terça-feira (18), no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal para mais uma edição do projeto Visita aos Gestores do GDF. O encontro, realizado na Academia da Corporação, no Setor Policial Sul, reuniu a equipe técnica do Tribunal e oficiais das áreas jurídica, de compras e de controladoria. 

Na abertura do encontro, o presidente do TCDF, Manoel de Andrade, ressaltou que a visita técnica promove uma interação consultiva entre o Tribunal e os gestores públicos, permitindo o compartilhamento de experiências e das principais dificuldades enfrentadas junto à Corte de Contas. “Entendo que esse envolvimento dos atores que administram o Estado precisa ser hígido e coeso, com um vetor maior, que é a busca por políticas públicas de qualidade”, afirmou. 

Para o presidente da Corte, mais importante do que o orçamento estatal, é a boa administração dos recursos públicos para concretizar políticas públicas de qualidade. “É preciso um envolvimento concreto e comprometido para alcançar os objetivos de Estado. Por mais que os recursos aumentem, se não forem bem administrados, não terão efeito. O orçamento só ganha força quando há qualidade no gasto, seguindo o princípio constitucional da economicidade: fazer mais com menos, economizar e garantir a presença do Estado onde ela é mais necessária.” defendeu. 

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Moisés Barcelos, a visita é importante para estreitar os laços entre os gestores e a área técnica do Tribunal. “Esse encontro é muito importante porque estreita nossos laços com o Tribunal. Podemos esclarecer dúvidas e aprimorar processos, o que nos ajuda a agilizar compras e serviços e, assim, oferecer um atendimento melhor à população. O Tribunal não é nosso inimigo; está aqui para nos apoiar e ajudar, dentro da legalidade, a exercer nosso papel.”, destacou o comandante para os presentes. 

Durante a visita, a área técnica do Tribunal apresentou aos gestores as principais atribuições da Corte no âmbito das auditorias e fiscalizações. O secretário-geral de Controle Externo, Antônio Alexandre, detalhou as funções mais relevantes envolvidas na apuração das contas públicas. Já o chefe da Secretaria de Auditoria, Índio Artiaga, mostrou um novo painel disponível no portal do Tribunal, que reúne os relatórios de auditoria categorizados em uma plataforma mais moderna. “Hoje é o Dia Internacional do Acesso à Informação, e nada melhor do que apresentar esse novo sistema, que disponibiliza todos os nossos relatórios de forma mais eficiente”, destacou. 

Esta é a sétima edição do projeto Visita aos Gestores do Governo do Distrito Federal, iniciativa que busca aproximar o Tribunal de Contas do Distrito Federal dos órgãos públicos, promovendo diálogo técnico, esclarecimento de dúvidas e o aprimoramento da gestão. O projeto já esteve presente na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), no Hospital da Criança de Brasília, na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e nas Secretarias de Educação e de Saúde.