Auditoria permanente no Estádio Nacional de Brasília

45

O Tribunal de Contas do Distrito Federal faz uma auditoria permanente nas obras relacionadas à Copa de 2014, desde o lançamento do edital de licitação. A obra do Estádio Nacional de Brasília teve início em agosto de 2010, com a demolição do antigo Mané Garrincha. O responsável pela execução da obra é o Consórcio Brasília 2014, formado pelas empresas Via Engenharia e Andrade Gutierrez (Contrato 523/2010).

O acompanhamento da construção do estádio é feito pelo Núcleo de Fiscalização de Obras do TCDF, juntamente com a 2ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal. Em 2011, o relator do processo na Corte, conselheiro Manoel de Andrade, fez uma visita técnica ao Estádio Nacional de Brasília, antigo Mané Garrincha. A inspeção faz parte das medidas preventivas para impedir a ocorrência de irregularidades e o eventual atraso nas obras.

 

Sobre a auditoria do TCDF

O acompanhamento da construção do Estádio Nacional de Brasília inclui, entre outras atividades, visitas periódicas à obra, análise dos custos de materiais e serviços, checagem dos diários com as anotações do engenheiro responsável e do fiscal designado pelo GDF e avaliação do controle e da fiscalização adotados pela Novacap.

São feitos questionamentos por notas de inspeção, entrevistas com os profissionais envolvidos e a análise de documentos, como medições dos serviços executados e a conformidade com os projetos. Também são avaliadas a qualidade e a procedência dos materiais usados, bem como a sua adequada aplicação.

A auditoria ainda acompanha o andamento da execução, por meio do cronograma físico-financeiro. Esse cronograma leva em conta o prazo previsto para cada etapa da obra e a previsão mensal de pagamento dos serviços executados.

 

Fases da obra

Inicialmente, foi feita a demolição da antiga estrutura. Em seguida, a escavação e a movimentação de terra (rebaixamento do gramado). Depois, a execução das fundações. Na fase atual, estão sendo concretados os pilares e a nova arquibancada. Em seguida, serão executadas as instalações: hidráulica, elétrica, sanitária, de segurança, mecânica, de ar condicionado, etc. Até junho de 2011, 20% da obra foram executados, tendo sido faturados R$ 131 milhões.

Obras e serviços a contratar

Ainda precisam ser contratados os serviços de: tratamento acústico, comunicação visual, urbanização e paisagismo em torno do Estádio, heliponto, gramado e sistema de irrigação do campo, cobertura metálica, cadeiras e mobiliário.

 

Números da obra

Valor contratado até hoje (com aditivos): R$ 671.073.541,89
Número de operários: cerca de 3.000
Número de assentos: 70.064
Materiais usados até outubro de 2011

Concreto: 88.142,74 m³
Aço: 8.193.609,55 Kg
Areia: 15.656.382,86 m³
Brita: 1.194.292,57 m³
Estrutura demolida: 22.241,12 m³ (parte do plano de reutilização de resíduos sólidos)
Gruas instaladas: 12


Dimensões

Previsão de área construída: 176.000 m²
Pilares: 48 metros de altura e 1,20 metro de diâmetro
Principais fundações: 18 metros de profundidade e 1,40 metro de diâmetro