Conselheiros debatem estratégias para os próximos dois anos

51

 

O biênio 2012/2013 promete ser de muita integração, capacitação e transparência nas atividades de Controle Externo. Os integrantes do Instituto Rui Barbosa e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas debateram as estratégias e prioridades das instituições nas primeiras reuniões extraordinárias do ano, realizadas no Tribunal de Contas do Distrito Federal, ontem e hoje, respectivamente.

Entre as principais metas projetadas pelo IRB está a conclusão do Programa de Modernização do Controle Externo (Promoex), com a avaliação dos resultados, a execução do plano de ação dos grupos temáticos e o aprimoramento da comunicação. O instituto também quer avançar no sistema de capacitação dos auditores públicos, inclusive com programas de ensino à distância.

Já o planejamento estratégico da Atricon prioriza a aproximação entre os Tribunais de Contas e a população, com a aprovação e a implementação de um plano nacional de comunicação que estimule a transparência das informações, além do apoio à criação e atuação de ouvidorias nos TCs. A associação também definiu metas de agilidade no Controle Externo, especialmente na apreciação e julgamento de processos, e projetos de capacitação permanente dos membros.