Dia da Consciência Negra: reflexão e reconhecimento

5

Esta é a primeira vez que o dia 20 de novembro será feriado nacional. A data que marca o Dia da Consciência Negra era celebrada em algumas regiões do Brasil, mas após a promulgação de um decreto presidencial de 2023 se tornou oficial nos 26 estados da federação e no Distrito Federal.

O Dia da Consciência Negra, celebrado amanhã, é uma oportunidade para refletir sobre o legado de luta e as contribuições históricas da população negra na construção do Brasil, marcado por sua diversidade cultural, econômica e social.

A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo da resistência contra o regime escravocrata, destacando a importância de combater o racismo, explícito ou velado, e promover o protagonismo da população afro-brasileira.

O Tribunal de Contas do Distrito Federal reconhece sua responsabilidade coletiva na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva e reforça a importância desta data para a promoção do respeito à diversidade e de uma compreensão mais profunda sobre os desafios enfrentados pela população negra no Brasil e no mundo.