Equipe do TCDF visita institutos de pesquisa para subsidiar fiscalizações de políticas públicas no âmbito do DF

0
84

Na primeira quinzena de maio, servidores do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) visitaram órgãos de pesquisa e estatística de excelência, a fim de levantar informações sobre dados, indicadores e pesquisas que podem ser úteis para fiscalizações e avaliações de políticas públicas no âmbito do Tribunal. Servidores da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex), do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) e da Escola de Contas Públicas (Escon) visitaram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF). 

No IBGE, os servidores do TCDF conheceram as principais pesquisas realizadas pelo instituto, com destaque para o Censo (ou recenseamento demográfico), a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a PNAD Contínua e o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), base de dados digital contendo informações e indicadores apurados pelo instituto.  

Na ocasião, também foram apresentados o sistema Cidades@, que reúne informações sobre estados e municípios brasileiros; o Portal de Mapas, contendo o mapeamento de todo o território nacional; e a Agência IBGE, responsável por divulgar as notícias e trabalhos envolvendo o órgão. 

No IPEA, a equipe técnica do TCDF pode conhecer o portal Central de Conteúdo. Esse espaço centraliza textos para discussões, notas e relatórios de pesquisa, livros e boletins, além de trabalhos envolvendo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM); o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e o Mapa da Violência. 

Na ocasião, os servidores do Tribunal também se familiarizaram com o portal de dados IPEA-Data. Nele é possível acessar séries históricas envolvendo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Também foram apresentados o Projeto Acesso Oportunidades, com estimativas de acesso a postos de emprego, serviços de saúde, educação entre outros, e o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento-MPPPD, realizado no próprio IPEA.   

Durante a visita ao IPEDF, o destaque foi para a PDAD (Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios); a PDAD rural; e o portal Geocode, que fornece as coordenadas geográficas de diversos endereços e localidades do DF. Já o portal de publicações permite o acesso a diversos trabalhos realizados pelo IPEDF, a exemplo da Pesquisa PopRua com a população de rua do DF. A equipe do instituto também apresentou o Estudo sobre Pessoas Idosas e com Demência e Cuidadores do DF e o catálogo de mapas do DF, com camadas de visualização a partir de determinados temas, como rodovias e consumo de água.  

Representaram o TCDF nas visitas o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do Controle Externo, Rômulo Miranda Alvim; o diretor da 2ª Divisão de Fiscalização de Educação, Áreas Sociais e Saúde Pública, Davi Assunção Salvador Nery de Castro; o diretor da 3ª Divisão de Fiscalização de Educação, Áreas Sociais e Saúde Pública, Henrique Eduardo de Oliveira; o diretor da 3ª Divisão de Fiscalização de Educação, Áreas Sociais e Saúde Pública, Henrique Eduardo de Oliveira; o diretor da 3ª Divisão de Fiscalização de Gestão Pública, Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública, David da Silva de Araújo; o diretor da Divisão de Auditoria Financeira e de Programas, Diogo dos Santos Coelho; e a diretora da 1ª Divisão de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia, Silvia Lima Damasceno.  

Também participaram das visitas os coordenadores de Auditoria Douglas Vieira Silva Filho; Gustavo Henrique Takahashi de Aquino Carvalho; e Reinaldo Alencar Domingues; além dos auditores de Controle Externo Carlos Alberto Leite Coutinho Filho; Elivelton Eliel da Silva Cavalcante; Luís Gustavo de Aquino Carvalho; Mario Augusto de Oliveira Neto; e Vilcemar Fernandes Maia Filho.  

O supervisor de Ações Educacionais, Sílvio Nascimento de Abreu Bueno, e os servidores da Escon Gerivaldo Nogueira da Silva e Gilson Domingos de Paiva, além de participarem das visitas, foram os responsáveis por articular os encontros. 

Saiba mais: 

IBGE: 

Censo 

https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/ 

PNAD Contínua 

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html 

Sidra 

https://sidra.ibge.gov.br/home/pms/brasil 

Cidades@ 

https://cidades.ibge.gov.br/ 

Portal de mapas 

https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage 

Agência IBGE 

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/ 

 

IPEA: 

Central de conteúdo 

https://www.ipea.gov.br/portal/coluna–5/central5/central–dede–conteudo/buscaconteudo/busca–publicacoespublicacoes 

IPEA–Data 

http://www.ipeadata.gov.br/Default.aspx 

Projeto Acesso Oportunidades 

https://www.ipea.gov.br/acessooportunidades/ 

Metrado Profissional em PPPD 

https://www.ipea.gov.br/portal/mestrado–profissionalprofissional–emem–politicaspoliticas–publicaspublicas–ee–desenvolvimentodesenvolvimento 

 

IPEDF: 

PDAD — Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (2021)  

https://www.ipe.df.gov.br/pdad 

PDAD Rural (2022) 

https://www.ipe.df.gov.br/pdad-rural/ 

Geocode 

https://geocode.ipe.df.gov.br/ 

Portal de publicações 

https://www.ipe.df.gov.br/publicacoes/ 

Catálogo de mapas do IPEDF 

https://catalogo.ipe.df.gov.br/