Integrantes de TCEs fazem visita técnica à unidade de Inteligência do TCDF

474

Nesta semana, o Núcleo de Informações Estratégicas do Tribunal de Contas do DF recebeu representantes dos Tribunais de Contas dos Estados de Rondônia (TCE/RO) e do Ceará (TCE/CE). Eles estiveram no TCDF para conhecer o funcionamento do NIE e falar sobre a importância do trabalho de inteligência associado ao uso da tecnologia da informação.

Nesta quinta-feira, dia 09 de maio, integrantes dos tribunais cerarense e distrital trocaram experiências sobre técnicas de análise de dados com a utilização das ferramentas do ambiente SAS (Statistical Analysis System). O SAS é um sistema integrado de aplicações para a análise de dados, que consiste em recuperação de dados; gerenciamento de arquivos; análise estatística; acesso a banco de dados, geração de gráficos e relatórios. Participaram da reunião o chefe da Assessoria de Informações Estratégicas (AIE) do TCE/CE, Raimundo Freire Filho, e o assessor da AIE, Tiago Malveira Cavalcante.

Já na segunda-feira, dia 06 de maio de 2019, o Núcleo recebeu a visita técnica de uma equipe do TCE/RO.

Integrantes do NIE/TCDF e da AIE/TCE-CE

Os representantes daquela Corte vieram conhecer as boas práticas do TCDF na área de inteligência. A experiência do NIE vai servir de base para o redesenho da coordenadoria responsável pelo setor congênere lá. Estiveram presentes no encontro o secretário-geral de Controle Externo do TCE/RO, Bruno Piana; o secretário executivo do TCE/RO, Edson Espírito Santo Sena; e o assessor Francisco Regis Ximenes de Almeida.

Sobre o NIE

O Núcleo de Informações Estratégicas é responsável pela área de inteligência do TCDF. A unidade auxilia a Presidência com a produção de conhecimentos úteis à gestão estratégica; fornece dados e ferramentas de auxílio ao Controle Externo e à área Administrativa; colabora para a criação de novas ferramentas de análise; atua de forma conjunta com unidades similares de outros Tribunais de Contas, agências de inteligência e órgãos de controle em âmbito local e nacional.