IRB e Tribunais de Contas debatem melhorias na realização auditorias

56

Os presidentes do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Severiano Costandrade, e do Tribunal de Contas do Paraná, Conselheiro Fernando Guimarães, reuniram-se com a Presidente do Tribunal de Contas do DF, Conselheira Marli Vinhadeli, em Brasília para debater medidas para proporcionar avanços na fiscalização dos recursos públicos em todo o país.

Entre os projetos, está a realização de evento internacional sobre controle externo e auditoria. O objetivo é reunir especialistas de vários países para intercâmbio de boas práticas acerca de prestação de informações pelos órgãos de controle externo, convergência de normas internacionais de auditoria, estímulo ao controle social, entre outros temas. Também está prevista capacitação em auditoria dirigida a auditores dos Tribunais de Contas do Brasil. O treinamento deve ser conduzido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo IRB.

Os presidentes reunidos no TCDF também levantaram a possibilidade de se desenvolver um sistema de auditoria para facilitar e agilizar os trabalhos de fiscalização. A ideia é que esse o software seja cedido gratuitamente aos TCs.