Projeto ‘Visita aos Gestores’ aproxima TCDF e SEE/DF em diálogo sobre gestão pública

0
71

Na última terça-feira (19), o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) esteve na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE/DF) para um encontro com gestores da pasta.

A visita faz parte do projeto “Visita aos Gestores”, que tem como objetivo fortalecer o relacionamento institucional com os servidores públicos do DF.

Na abertura do encontro, o presidente do TCDF destacou o objetivo pedagógico do projeto. “Quero mostrar um Tribunal com viés preventivo e orientador. Precisamos compreender as decisões dos gestores e estar ao lado deles, oferecendo apoio nas dificuldades”, disse Manoel de Andrade.

Já a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a importância de manter um diálogo transparente com o TCDF. “Prezamos pela responsabilidade na gestão pública e pela transparência. Nosso trabalho sempre se baseou no diálogo. Estamos muito felizes com essa aproximação, que fortalece a implementação das políticas públicas”, afirmou.

O secretário-geral de Controle Externo (Segecex), Antônio Alexandre, detalhou a estrutura e as funções de cada secretaria do Tribunal e como as áreas podem colaborar com a administração pública “O projeto está alinhado à missão do Tribunal de aperfeiçoar a administração pública em benefício da sociedade. Em nossas fiscalizações, propomos soluções que aprimoram os serviços públicos”, destacou.

Na ocasião, o secretário-executivo da SEE/DF, Isaías Aparecido da Silva, elogiou a iniciativa do Tribunal e destacou a complexidade da atuação da secretaria. “Somos como uma prefeitura. Cuidamos da saúde dos estudantes, esportes, infraestrutura, alimentação escolar — com 546 mil refeições diárias — e transporte, atendendo 87 mil alunos por dia. Estamos prontos para colaborar e oferecer uma educação pública de qualidade à sociedade do DF”, afirmou.

O secretário de Controle Externo de Auditoria, Índio Artiaga do Brasil Rabelo, reforçou a importância das fiscalizações para guiar os gestores “No ano passado, realizamos dois diagnósticos importantes — na saúde e na educação — para entender melhor a realidade enfrentada pelos gestores e orientar auditorias prioritárias.”

Já o secretário de Fiscalização de Pessoal (SEFIP), José Roberto Alcuri Júnior, apresentou o aplicativo Calculadora de Aposentadoria, ferramenta que agiliza processos no cálculo do prazo para recebimento do benefício “Com a ferramenta é possível fazer a importação de todos os dados do servidor para essa aplicação e estimar uma provável data da concessão da aposentadoria. Com isso, boa parte da documentação que era preparada na mão dos servidores, é gerada pelo próprio sistema”, celebrou.

Por fim, a auditora de Controle Externo do TCDF, Cinthia Thomazi, apresentou o Sistema de Análise de Decisões Automatizada (ADA), ferramenta de inteligência artificial que auxilia no monitoramento do cumprimento das decisões da Corte. O sistema interpreta documentos automaticamente e identifica, de forma rápida e precisa, quais determinações foram ou não atendidas pelos gestores.