Segundo encontro sobre o Novo Manual de Auditoria será nesta terça-feira, 9 de fevereiro 

172

Nesta terça-feira, dia 9 de fevereiro, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) promove mais um painel virtual sobre a nova metodologia de fiscalizações adotada pela Corte. O segundo evento da série “Encontros sobre o Novo Manual de Auditoria do TCDF” vai tratar sobre a auditoria, um dos principais instrumentos do controle externo realizado pelos Tribunais de Contas sobre a gestão pública. 

O evento será a distância, por meio da plataforma Microsoft Teams, das 15h às 16h. Para participar, basta acessar o link https://bit.ly/3pxDsXV, sem necessidade de inscrição prévia.

O público-alvo são auditores do próprio TCDF e servidores que atuam na Controladoria-Geral do DF, órgão responsável pelo controle interno no âmbito do governo local. 

O encontro desta terça vai abordar alterações e inovações mais importantes restritas à atividade de auditoria. Serão discutidas as etapas e elementos desse tipo de fiscalização, envolvendo: os conceitos essenciais; a participação do gestor na fase de Relatório Prévio; a documentação de auditoria; e a aplicação de normas nacionais e internacionais de controle de qualidade. Os participantes também podem submeter perguntas pelo chat durante o evento.

Participação – O primeiro encontro virtual sobre o Novo Manual de Auditoria do TCDF, no dia 2 de fevereiro, teve um público de mais de 120 participantes. A conversa abordou a importância das normas de auditoria e as principais mudanças incorporadas ao manual, que foi atualizado após dez anos de vigência.

Também foram apresentados os bastidores da revisão desse documento, que é o guia metodológico da atuação dos auditores do TCDF: como foi o processo de discussão das inovações, quem foram os participantes e por que era necessário atualizar esse guia. 

Além do painel desta terça-feira, a série “Encontros sobre o Novo Manual de Auditoria do TCDF” terá ainda mais dois eventos: no dia 23 de fevereiro, sobre as atividades de levantamento e monitoramento; e, no dia 2 de março, sobre as inspeções realizadas pelo TCDF. As reuniões são sempre em ambiente virtual, das 15h às 16h.

As discussões são conduzidas pelo Secretário de Controle Externo do TCDF, Francisco Antônio Alves de Souza, e pelo Secretário de Fiscalização de Gestão Pública, Infraestrutura e Mobilidade do TCDF, Rômulo Miranda Alvim.