Seminário promovido pelo IRB e MEC debaterá ações descentralizadas na educação básica 

 Nos dias 15 e 16 de maio, o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Públicas Educacionais (Segape), realizarão o “Seminário de Ações Descentralizadas na Educação Básica: Construindo o desenvolvimento do país”. O evento será no auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), escola de gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF. 

A abertura será realizada pelo presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Na oportunidade, eles assinarão um Acordo de Cooperação Técnica e Operacional visando ao desenvolvimento e ao compartilhamento de tecnologias e informações que promovam maior efetividade das políticas públicas de educação. 

Os painéis temáticos abordarão assuntos como o Programa Pé-de-meia, que busca diminuir os índices de evasão escolar no Ensino Médio; o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; a estratégia nacional de escolas conectadas; e a expansão da educação em tempo integral. 

As palestras que compõem a programação do evento serão ministradas por membros do IRB e dos Tribunais de Contas do Brasil, representantes do MEC, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE) e da Controladoria-Geral da União (CGU), além de especialistas na área. 

A apresentação de encerramento será proferida pelo doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo Fernando Luiz Abrucio, que é professor do Mestrado em Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV). O tema da palestra será “Educação, uma construção Federativa”. 

 As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no link: https://taqui.online/ev/educacao_irbmec. 

 O “Seminário de Ações Descentralizadas na Educação Básica: Construindo o desenvolvimento do país” conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON). 

 Serviço 

Evento: Seminário de Ações Descentralizadas na Educação Básica: Construindo o desenvolvimento do país 

Data: 15 e 16 de maio/2024 

Local: Instituto Serzedello Corrêa – Tribunal de Contas da União – Brasília-DF 

Inscrições: https://taqui.online/ev/educacao_irbmec 

Com informações do Instituto Rui Barbosa