TCDF participa de encontro técnico da Atricon sobre o uso de Inteligência Artificial

3

Na última semana, servidores do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) participaram de reuniões técnicas, no Tribunal de Contas da União (TCU), para discutir o uso de inteligência artificial (IA) nas Cortes de Contas.   

No primeiro dia, servidores do TCU compartilharam a experiência com o uso do ChatTCU, assistente virtual, de uso interno, desenvolvido com a solução Microsoft Azure OpenAI Service. A ferramenta tem a capacidade de apoiar tarefas como a análise de documentos, pesquisa jurídica, tradução e consultas administrativas, entre outras. Atualmente, 1,4 mil usuários internos utilizam a plataforma. Segundo a Corte de Contas, a ideia é expandir o uso de plataformas similares para os Tribunais de Contas Estaduais e o TCDF.  

No segundo dia, o foco do encontro foi o projeto da Atricon sobre implementação de Inteligência Artificial para o aperfeiçoamento das ações de controle e melhoria dos resultados dos Tribunais de Contas. Grupos de trabalho foram criados para o desenvolvimento desse projeto para o biênio 2024-2025. Representando o TCDF, o chefe da Assessoria de Aprimoramento de Processos e Resultados da Secretaria-Geral de Controle Externo, Josdeyvi Magalhães Russi, e o auditor de controle externo Fabrício Ribeiro Brigagão atuarão na proposição de diretrizes sobre o uso de IA pelos Tribunais de Contas. O grupo integrado por eles também ficará responsável pela avaliação da possibilidade de uso de IA generativa nas ações de controle externo coordenadas planejadas pela Associação. Esse tipo de tecnologia é capaz de gerar conteúdo a partir de conjuntos de dados pré-existentes. 

Além dos debates técnicos, o encontro contou com palestras do diretor nacional de Tecnologia da Microsoft, Ronan Damasco. Ele apresentou um panorama sobre o futuro da Inteligência Artificial no mundo todo. Já o professor Hiraclis Nicolaidis, que é especialista da Gartner, divulgou um estudo que estima que, até 2030, mais de 80% da população mundial vai interagir com inteligência artificial no dia a dia.  

Também participaram das reuniões representando o TCDF, o diretor da Divisão de Planejamento e Modernização Administrativa, Luiz Genédio Mendes Jorge, e o auditor de controle externo Danilo Henrique Fonseca Menezes.