TCDF celebra 65 anos com cerimônia de entrega de comendas 

0
4

Nesta segunda-feira (15), o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) realizou a entrega das comendas da Ordem do Mérito de Contas Ruy Barbosa, em homenagem a autoridades e personalidades que se destacaram na defesa e na boa gestão dos recursos públicos do Distrito Federal. A solenidade integrou as comemorações pelos 65 anos do Tribunal.

O presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade, destacou a importância do Tribunal desde a criação da capital do país: “O Tribunal cresceu junto com a cidade de Brasília e se firmou como um pilar da República. Este evento reforça a importância do TCDF para a sociedade brasileira: um órgão de controle independente, que fiscaliza com rigor, mas também dialoga e coopera com os demais atores da Administração Pública”, destacou.

Para o vice-presidente da Corte, conselheiro Inácio Magalhães, a cerimônia é uma forma de reconhecer o trabalho de todos que atuam por uma sociedade melhor: “O TCDF se consolidou como referência nacional no controle externo, especialmente na fiscalização dos gastos públicos do DF. Celebrar os 65 anos da Corte é também homenagear quem contribuiu para fortalecer essa atividade ao longo dos anos”, enfatizou.

Na mesma linha, o regente da Escola de Contas, desembargador Renato Rainha, exaltou aqueles que contribuíram para o crescimento de Brasília: “Comemorar os 65 anos do Tribunal é, acima de tudo, celebrar o compromisso com a sociedade. Este é um momento de homenagear aqueles que se destacam na boa gestão dos recursos públicos”, defendeu.

Por fim, o desembargador Márcio Michel reforçou que a celebração dos 65 anos do TCDF simboliza a consolidação da instituição e seu papel de fiscalização em prol da sociedade: “Este evento celebra e reforça as raízes do Distrito Federal, homenageando aqueles que contribuíram para a trajetória do Tribunal. É uma iniciativa necessária, que se fortalece a cada dia da gestão do nosso presidente, Manoel de Andrade”, elogiou.

A cerimônia teve a participação da fanfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda dos Dragões da Independência, regida pelo subtenente Robson Santos, e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob a direção do maestro Cláudio Cohen, com a harpista Cristina de Carvalho e a flautista Luciana Morato.

Entre os agraciados com a medalha Grão-Cruz, estiveram o ex-presidente da República, José Sarney, representado pelo assessor parlamentar Vanderlei Azevedo; o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Domingos Roriz (in memoriam), representado por sua viúva, Weslian Roriz; o ex-ministro-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Valmir Campelo Bezerra; o desembargador e 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Roberval Casemiro Belinati; e o governador interino do estado de Roraima, Daniel Marques de Sousa.

Na categoria de Grande Oficial, foram agraciados o desembargador do TJDFT Diaulas Costa Ribeiro; o diretor da Polícia Civil de Rondônia, Jeremias Mendes; o deputado federal Osório Adriano da Silva Filho; e o coronel William Augusto Ferreira Bomfim, ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, representado por Valdete Ferreira Bonfim.

Receberam a medalha de Comendador o subchefe de gabinete do conselheiro Inácio Magalhães, Augusto José dos Santos, e o juiz de Direito do TJDFT, Ricardo Norio Daitoku. Na categoria de Oficial, receberam a distinção a chefe da Secretaria Administrativa do gabinete do conselheiro Inácio, Ana Beatriz Silva Carvalho Paz; o delegado de Polícia Civil do DF Hudson Bruno Maldonado; e o professor de judô Sílvio Batista Magalhães.

A comenda de Cavaleiro, voltada a servidores do TCDF, foi concedida à diretora da Escola de Contas do Tribunal, Ivana Campos Dessen; ao chefe do Serviço de Pagamento de Pessoal, William Maia de Araújo; e ao auditor de controle externo do gabinete do conselheiro Márcio Michel, Amauri Alves Nery.

Confira as fotos do evento: 
https://drive.google.com/drive/folders/1759tcbI2CN9j3fKSU3CSFyNxMjKift93?usp=sharing