Hoje, 7 de novembro, é dia de celebrar os Tribunais de Contas!
A data marca a criação do TCU, em 1890, e o início de suas atividades em 1893, momento que representou o nascimento do controle externo no Brasil.
Também é momento de comemorar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 302/2017, conhecida como PEC da Essencialidade, pela Câmara dos Deputados. A proposta reconhece os Tribunais de Contas como órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da Administração Pública.
A votação ocorreu na última terça-feira (4) e contou com 414 votos favoráveis, em uma sessão acompanhada por conselheiros e conselheiras de todo o país. A decisão é considerada histórica para o Sistema de Controle Externo, por consolidar o papel institucional das Cortes de Contas e fortalecer o trabalho técnico voltado à boa gestão dos recursos públicos.
Com a aprovação, os Tribunais de Contas passam a ter sua permanência assegurada pela Constituição Federal, tornando-se órgãos protegidos contra extinção e reconhecidos como instituições fundamentais para o equilíbrio institucional e a boa gestão pública.
Para o presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade, o reconhecimento constitucional representa um avanço significativo para todo o Sistema: “A PEC da Essencialidade consolida o papel dos Tribunais de Contas na estrutura do Estado brasileiro, na promoção da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos, em benefício direto do cidadão”, destacou.





