TCDF encontra extintores vencidos, falta de rampas e alagamentos em escolas públicas do DF

85

Na tarde desta segunda-feira, 24 de abril, auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal identificaram inúmeros problemas de infraestrutura, acessibilidade e combate a incêndio, durante inspeção realizada em 14 escolas públicas do DF.

A ação faz parte da Operação Educação, uma fiscalização simultânea dos Tribunais de Contas em mais de mil escolas públicas de todo o país, programada para os dias 24, 25 e 26 de abril.

Durante a visita ao Centro de Ensino Fundamental 04 de Sobradinho, por exemplo, o corpo técnico do TCDF encontrou diversas falhas de infraestrutura como fiação exposta, forro do teto desabando, pontos de alagamento e ausência de estrutura para drenagem de águas pluviais.

Irregularidades no sistema de combate a incêndio também foram apontadas durante a visita ao Centro Educacional Dona América Guimarães de Planaltina (DF). Além de extintores vencidos, não havia hidrantes na escola.

Entulhos, carteiras e outros móveis quebrados e expostos ao tempo também foram encontrados na Escola Classe 17 de Sobradinho (DF).

Durante as inspeções ainda foram verificados problemas de acessibilidade como falta de rampas, inclinação excessiva do piso e ausência de elevadores nas escolas. Outra irregularidade foi armazenamento incorreto de restos de obra e entulhos em quadras esportivas.

As fotos, os vídeos e as informações da auditoria nacional realizada no âmbito do Distrito Federal estão sendo compartilhadas, em tempo real, por meio de um aplicativo, com as demais equipes técnicas que também participam da operação em outros estados.

O presidente do TCDF, que participou das visitas, ressaltou que as informações levantadas na auditoria do TCDF serão levadas às pastas competentes. “As falhas que nosso corpo técnico identificou serão levadas ao governo do Distrito Federal para que sejam tomadas providências a fim de corrigir e melhorar as condições para os estudantes e sociedade do Distrito Federal”, pontuou.

Ao todo, 38 escolas públicas do Distrito Federal serão visitadas nos próximos dias. Confira a lista das escolas visitadas nesta segunda-feira:

Sobradinho

EC 13 de Sobradinho
CEF 04 de Sobradinho
EC 17 de Sobradinho
EC Morro do Sansão
Caic Júlia Kubitscheck

Riacho Fundo

EC 02 do Riacho Fundo II
JI 01 do Riacho Fundo II
CEF 01 do Riacho Fundo II

Recanto das Emas

CEF 301 do Recanto das Emas

Asa Norte
EC 411 Norte

Ceilândia
CEI 01 de Ceilândia
CEF 02 de Ceilândia

Planaltina
CED Dona América Guimarães JI Casa de Vivência

Sobre a Operação Educação

A iniciativa é uma parceria entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), com apoio técnico do Instituto Rui Barbosa (IRB), e suporte institucional da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).