TCDF investe em inovação para atingir nível de excelência

262

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) tem investido em recursos tecnológicos para fomentar a inovação, melhorar processos internos e aprimorar os serviços prestados à população. A intenção é elevar ao nível de excelência a performance da Corte, que conta com uma mão de obra altamente qualificada.

Duas iniciativas entram em vigor nesta semana. Uma delas é o lançamento de uma plataforma colaborativa, criada para receber propostas de inovação idealizadas pelos servidores do TCDF e que possam ser adotadas no cotidiano do Tribunal.

O Inova TCDF tem o objetivo de eliminar o excesso de burocracia, de eventuais exigências descabidas ou exageradas e procedimentos desnecessários ou redundantes. Assim, poderá contribuir para melhorar, alterar, criar e inovar os métodos de trabalho, os produtos e os serviços do Tribunal, trazendo benefícios para a instituição e para a sociedade.

A outra novidade é uma ferramenta de inteligência artificial que será incorporada ao sistema eletrônico de processos do Tribunal a partir de amanhã, para agilizar a experiência dos usuários no trâmite de processos.

Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia de Informação do TCDF, o Orbis utiliza técnicas de aprendizado de máquina (do inglês machine learning) para prever o fluxo mais provável dos processos dentro do e-TCDF. A ferramenta vem sendo testada em segundo plano desde o dia 5 de maio, com índice de 80% de acerto.