O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) realizou, na manhã desta quarta-feira, 11 de dezembro, a inauguração da Galeria dos Aposentados, localizada no Memorial da Corte e dedicada aos servidores que contribuíram para o bom funcionamento do TCDF ao longo do tempo. O extenso painel de 1,70 metro de altura por 4,58 metros de largura contém as listas com os nomes dos aposentados por ano.
Assim como os murais de guerra imortalizam os heróis que lutaram por um país, o espaço no TCDF preserva a memória e o legado dos servidores que dedicaram suas vidas ao serviço público. “Todos que têm o nome no mural passaram por este Tribunal, e pavimentaram o caminho para que nós que aqui hoje estamos possamos caminhar. Então, agradeço a cada um de vocês”, ressaltou o presidente do TCDF, Conselheiro Márcio Michel.
Na ocasião, dois auditores de Controle Externo do TCDF foram homenageados por suas contribuições de longa data à Corte: Maria de Fátima, que se aposentou em 25 de outubro de 1998; e Jomar Maciel Pires, que se despediu do Tribunal no dia 31 de março de 1989.
Para o vice-presidente do TCDF, Conselheiro André Clemente, de quem partiu a ideia da galeria, o Tribunal não seria o que é se não fosse a história e as pessoas que passaram antes. “As pessoas que passaram, as que aqui estão e as que virão são oxigênio, são o combustível deste tribunal. E é muito bom que vocês sejam lembrados, homenageados e respeitados”, disse.
Durante a cerimônia, também foram entregues certificados de agradecimento a todos os aposentados presentes. A homenagem é uma forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao TCDF, destacando o papel fundamental de cada um na melhoria da gestão pública e no fortalecimento da transparência e do controle externo no Distrito Federal.
O evento, marcado por um ambiente de emoção e gratidão, foi uma oportunidade para celebrar os anos de serviço prestados por diversos servidores que passaram pelo Tribunal e reforçar a importância do legado de cada um que ajudou a construir a história do TCDF.