TCDF lança módulo de acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal

180

A população vai poder acompanhar, de maneira fácil e detalhada, as estatísticas da imunização contra o novo coronavírus no Distrito Federal: desde a quantidade de pessoas totalmente vacinadas a detalhes como a origem do paciente e a marca da vacina utilizada.  Nesta terça-feira, dia 04 de maio, o Tribunal de Contas do Distrito Federal lança o Módulo de Acompanhamento da Vacinação. Esse módulo está disponível no Fiscaliza Covid, hotsite que reúne todas as ações de fiscalização do TCDF e as informações sobre gastos distritais para enfrentamento à pandemia e que está disponível aqui no site oficial da Corte de Contas (https://www2.tc.df.gov.br/covid/).

No módulo, é possível saber a quantidade de pessoas imunizadas no DF de acordo com critérios de vacinação, tais como como faixa etária; comorbidades; pessoas com deficiência; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade; povos e comunidades tradicionais e povos indígenas. Também está à disposição a quantidade de profissionais da linha de frente já vacinados de acordo com a categoria: trabalhadores da Saúde e da Educação; integrantes das Forças Armadas e das Forças de Segurança e Salvamento; funcionários do sistema de privação de liberdade; trabalhadores industriais e portuários. O painel traz os dados sobre a primeira e a segunda doses desses grupos prioritários.

A ferramenta ainda disponibiliza informações sobre a quantidade de doses por unidade de saúde e os números de aplicação das vacinas da AstraZeneca; da Coronavac- Sinovac/Butantan; da BNT162b2- BioNTech/FosunPharma/Pfizer e da Covishield. O TCDF ainda mostra os dados dos pacientes vacinados no DF por estado de origem e a quantidade de estrangeiros imunizados em postos de vacinação distritais.

Fiscaliza Covid – O hotsite Fiscaliza Covid (https://www2.tc.df.gov.br/covid/), desenvolvido pelo próprio Tribunal e lançado em fevereiro, reúne 100 processos relacionados a compras, contratações de serviços, hospitais de campanha e outras ações emergenciais do Governo do DF relacionadas à pandemia. “Nós acreditamos que estimular e promover a transparência no gerenciamento dos recursos públicos, divulgar as fiscalizações empreendidas e apresentar as informações em linguagem acessível para simplificar o entendimento do cidadão sobre os dados fornecidos são ações essenciais no exercício da missão constitucional do Tribunal de Contas do Distrito Federal”, afirmou o presidente do TCDF, Conselheiro Paulo Tadeu.

Processo sobre vacinação – No TCDF, as ações de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal são fiscalizadas por meio do Processo 00600-00000401/2021-24. O corpo técnico está realizando inspeção para avaliar as atuais condições de refrigeração das unidades de saúde que aplicam a vacina; a execução do Plano de Vacinação anunciado; e o correto dimensionamento e aquisição de insumos necessários para essa atividade. Também estão sendo analisadas representações que apontam supostas irregularidades no cumprimento das prioridades de vacinação.