TCDF lança projeto de Linguagem Simples e livro destaca impacto da simplificação na gestão pública

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) está implementando um novo projeto para  tornar sua comunicação mais clara e acessível. A iniciativa busca simplificar a redação de documentos institucionais, como relatórios e decisões, promovendo mais transparência e inclusão.

 “Vamos simplificar o vocabulário e aumentar a compreensão”, defendeu o presidente do TCDF, Manoel de Andrade. 

Coordenada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do TCDF, a simplificação da linguagem vai ser aplicada especialmente nos relatórios de auditoria e decisões, com resumos objetivos e explicações diretas sobre os principais pontos. Além disso, a metodologia será utilizada na revisão de documentos oficiais, como instruções normativas e resoluções, para garantir uma comunicação acessível a todos os cidadãos. “Ao adotar a Linguagem Simples, queremos garantir que a sociedade compreenda melhor o trabalho do Tribunal, fortalecendo a confiança na instituição e na fiscalização dos recursos públicos”, afirmou chefe da Ascom do TCDF, Polyana Resende Brant. 

Servidoras do TCDF assinam livro sobre Linguagem Simples – O livro “Simplificar para Incluir: Casos Inspiradores de Linguagem Simples em Comunicação Pública”, lançado recentemente pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), tem entre as coautoras as servidoras Joelma Trindade, Kelly Domingos e Maria Vasconcelos, da Ascom do TCDF. 

Maria Vasconcelos analisou como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove a adoção da Linguagem Simples no Judiciário brasileiro, facilitando o entendimento das decisões e comunicações para a sociedade. Atualmente, quase todos os tribunais do país aderiram ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, iniciativa do CNJ. 

Já Joelma Trindade e Kelly Domingos avaliaram como o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) aplicou a metodologia para simplificar os editais de seleção de cursos técnicos. A iniciativa tornou as informações mais acessíveis, especialmente para candidatos com baixa escolaridade, reduzindo dúvidas e melhorando a comunicação da instituição com a população. 

As servidoras da Assessoria de Comunicação do TCDF Maria do Carmo Vasconcelos, Polyana Resende Brant, Kelly Domingos e Joelma Trindade

O livro traz ainda uma entrevista com Heloísa Fischer, referência internacional no tema, além de experiências bem-sucedidas de simplificação de linguagem em órgãos públicos, como o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), o Governo do Ceará e a Secretaria de Cultura de Minas Gerais. 

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