TCDF Participa do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas 

18

A Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) esteve presente no II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (II CNCTC), realizado nos dias 4 e 5 de julho, em Vitória (ES). Além de conselheiros, procuradores e autoridades de todo o país, o evento reuniu mais de 400 profissionais de comunicação e especialistas. O evento contou com painéis e debates sobre os desafios da comunicação pública, como a necessidade de regulamentação do uso de inteligência artificial; o combate à desinformação; e o uso de linguagem simples para aproximação das instituições públicas com a sociedade, entre outros temas.  

O Congresso ressaltou a importância da comunicação eficiente no fortalecimento da democracia.  “A comunicação deve ser uma prioridade. Ela é um instrumento de diálogo com a sociedade e serve para auxiliar também nas tomadas de decisão”, afirmou o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva. 

Um dos destaques da programação foi a apresentação dos resultados do Projeto Comunica, do qual o TCDF faz parte. O projeto de fortalecimento da relação entre os Tribunais de Contas e a sociedade é uma iniciativa da Atricon, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os resultados do projeto foram apresentados pela FSB Comunicação após levantamento realizado em 29 tribunais de contas. A consultoria identificou a necessidade de: estruturação das assessorias de comunicação; reconhecimento, apoio e valorização dos setores de comunicação dentro dos TCs; e promoção de mais eventos para trocas de experiências entre os comunicadores. 

O Projeto Comunica apontou o perfil do TCDF no Instagram como case de sucesso, com um dos melhores engajamentos de sua comunidade, com a priorização de pautas de interesse público e diálogo com as urgências da população. São exemplos os posts sobre a atuação do TCDF no combate à dengue durante a crise epidemiológica de 2024 e sobre a fiscalização acerca da oferta de professores e orientadores na rede pública de ensino do DF. Juntos, cinco posts resultaram em 1.249 comentários e 10.525 contas alcançadas. 

A chefe da Ascom do TCDF, Polyana Resende, em entrevista à TV Cidadã, de Alagoas.

Para a chefe da Assessoria de Comunicação do TCDF, Polyana Resende, o evento reforça a importância de termos a comunicação como tema estratégico para o fortalecimento das Cortes Contas. “Quando nos comunicamos bem, podemos mostrar como os Tribunais de Contas têm impacto direto na vida do cidadão ao contribuir para a melhoria dos serviços públicos. O CNTC, promovido com excelência pelo TCE do Espírito Santo, foi uma experiência riquíssima, por reunir temas de extrema relevância para a comunicação pública, como o combate à desinformação, a priorização de conteúdos de interesse público, e a importância da nossa presença nas redes sociais. E, para além disso, proporcionou a troca de boas práticas e experiências entre comunicadores de todo o país.” 

O II CNCTC é uma realização do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon). Do O evento também contou com o apoio do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), Governo do Estado do Espírito Santo, da Prefeitura de Vitória e de várias outras instituições. 

O próximo CNTC será realizado em 2025 pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.  

Presidente da Audicon, Milene Dias; Presidente do TCE/ES, Conselheiro Domingos Taufner; Chefe da Ascom do TCDF, Polyana Resende.
Apresentação dos resultados do Projeto Comunica, coordenado pela Atricon e pela FSB, com financiamento do BID
Reunião estratégica do presidente da Atricon, Edilson Silva, com os diretores e secretários de comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil. ( Foto: Pepe )
Integrantes da Assessoria de Comunicação do TCDF, Kelly Domingos, Polyana Resende e Maria do Carmo Vasconcelos.