Servidores do TCDF vão participar de seleção nacional para o Conselho de Auditores da ONU

5

Em dezembro de 2023, o Brasil foi eleito para compor o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Lei n. 14.804/2024 autorizou a participação de auditores estaduais, municipais e do Distrito Federal para atuar nas fiscalizações das despesas da ONU, mediante Acordo de Cooperação.

Os servidores do Tribunal de Contas do Distrito Federal vão participar da seleção nacional para integrar a equipe do Board of Auditors, como é conhecido em inglês. Além das vagas ocupadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que é o responsável por representar o país ao longo do mandato, serão disponibilizadas oito vagas para auditores dos outros 32 Tribunais de Contas do país. Cada TC poderá indicar até dois auditores de controle externo.

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) escolherá inicialmente 16 servidores. A seleção final será feita pelo TCU e terá validade de um ano, podendo ser renovada por igual período até o final do mandato do Brasil na ONU, em 2030. Os treinamentos ocorrerão entre março e maio deste ano.

As atividades terão início em 1º de julho de 2024. Os trabalhos envolverão a realização de auditorias das demonstrações financeiras de agências, programas, missões de paz e fundos da ONU, como o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).