O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) recebe a partir desta terça-feira, dia 27 de setembro de 2016, os participantes do VII Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas (Bibliocontas). Mais de 140 servidores de 22 Tribunais de Contas participarão do evento, que tem como tema principal os Sistemas de Gestão da Informação: modelos e aplicações. Também estarão presentes representantes de Timor Leste, Guiné Bissau, Peru e Argentina.
Ao todo, o Fórum terá três dias de atividades, entre palestras, apresentações de diversos Tribunais de Contas, mesas redondas e debates. Nesta terça-feira pela manhã, o secretário de Controle Externo do TCDF, Luiz Genédio Mendes Jorge, falará sobre o processo eletrônico no Tribunal de Contas do Distrito Federal. À tarde, haverá discussões sobre a situação das bibliotecas e arquivos nos Tribunais.
Na quarta-feira, dia 28 de setembro, haverá palestras sobre Gestão e Exploração de Vocabulários Controlados em Ambientes Digitais, com Diego Andrés Ferreyra, do Centro Argentino de Informação Científica e Tecnológica; Experiência do Vocabulário Controlado do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo com o software livre TemaTres, com Tiago Rodrigo Marçal Murakami; e sobre a Gestão do Conhecimento no Tribunal de Contas da União, com Flávia Lacerda.
Na quinta-feira, dia 29 de setembro, o analista de informática legislativa do Senado Federal, João Lima, falará sobre o tema “Tesauros e Ontologias: uma evolução?”. Em seguida, será a vez de Daniel Flores, da Universidade Federal de Santa Maria, falar sobre documentos arquivísticos digitais: autenticidade, acesso a longo prazo e manutenção da cadeia de custódia. O evento será encerrado com a apresentação da Carta Compromisso elaborada pelos participantes.
O Bibliocontas ocorre a cada dois anos e busca promover maior integração entre as unidades de informação dos Tribunais de Contas, por meio da troca de experiência entre seus integrantes e disseminação informações relativas ao controle externo exercido pelos tribunais. O público-alvo são os profissionais que trabalham nas áreas de tratamento da informação dos órgãos de controle, principalmente em bibliotecas, arquivos, museus e jurisprudência.
Todas as informações sobre o histórico do Bibliocontas, a programação e os palestrantes está disponível no site do evento.