Tribunal de Contas do DF oferece capacitação para conselheiros de saúde  

45

A atuação efetiva dos Conselhos de Saúde requer pessoas preparadas para fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde. Para contribuir com esse trabalho de controle social, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) vai oferecer a “Capacitação para Conselheiros de Saúde”, promovida pela Escola de Contas Públicas do TCDF.  Serão ofertadas 40 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de junho pelo endereço eletrônico: https://escon.tc.df.gov.br/cursos.

 

O treinamento será presencial, com carga horária de 20h, entre os dias 26 a 29 de junho de 2023, das 14h às 18h. As aulas serão na Escola de Contas do TCDF, que fica no Setor de Garagens Oficiais Norte, Quadra 01, Lote 226 (em frente à Escola de Governo do GDF). A instrutora da capacitação será Tarsila Firmino Ely, que é especialista em Auditoria de Saúde e Auditora de Controle Externo do TCDF desde 2012.   

  

Nas aulas, os conselheiros de saúde vão aprender sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), como podem ser gastos esses recursos, quais as ferramentas de planejamento e prestação de contas e também vão conhecer boas práticas de controle e fiscalização, entre outros assuntos.   

  
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail
saed.gab@tc.df.gov.br ou pelo telefone (61) 3314-2879.     

  

Conteúdo programático     

Evolução histórica das políticas públicas de saúde   

Sistema Único de Saúde   

Planejamento em saúde   

Controle social em saúde   

A competência dos órgãos de controle e fiscalização   

Mecanismos de acompanhamento, avaliação e fiscalização dos gastos públicos em Saúde