Visita técnica do TCDF ao Corpo de Bombeiros reforça prevenção e melhoria da gestão   

0
2

Com o objetivo de fortalecer ações de prevenção e evitar demandas emergenciais, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) esteve, nesta terça-feira (18), no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal para mais uma edição do projeto Visita aos Gestores do GDFO encontro, realizado na Academia da Corporação, no Setor Policial Sul, reuniu a equipe técnica do Tribunal e oficiais das áreas jurídica, de compras e de controladoria. 

Na abertura do encontro, o presidente do TCDF, Manoel de Andrade, ressaltou que a visita técnica promove uma interação consultiva entre o Tribunal e os gestores públicos, permitindo o compartilhamento de experiências e das principais dificuldades enfrentadas junto à Corte de Contas. “Entendo que esse envolvimento dos atores que administram o Estado precisa ser hígido e coeso, com um vetor maior, que é a busca por políticas públicas de qualidade”, afirmou. 

Para o presidente da Corte, mais importante do que o orçamento estatal, é a boa administração dos recursos públicos para concretizar políticas públicas de qualidade. “É preciso um envolvimento concreto e comprometido para alcançar os objetivos de Estado. Por mais que os recursos aumentem, se não forem bem administrados, não terão efeito. O orçamento só ganha força quando há qualidade no gasto, seguindo o princípio constitucional da economicidade: fazer mais com menos, economizar e garantir a presença do Estado onde ela é mais necessária.” defendeu. 

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Moisés Barcelos, a visita é importante para estreitar os laços entre os gestores e a área técnica do Tribunal. “Esse encontro é muito importante porque estreita nossos laços com o Tribunal. Podemos esclarecer dúvidas e aprimorar processos, o que nos ajuda a agilizar compras e serviços e, assim, oferecer um atendimento melhor à população. O Tribunal não é nosso inimigo; está aqui para nos apoiar e ajudar, dentro da legalidade, a exercer nosso papel.”, destacou o comandante para os presentes. 

Durante a visita, a área técnica do Tribunal apresentou aos gestores as principais atribuições da Corte no âmbito das auditorias e fiscalizações. O secretário-geral de Controle Externo, Antônio Alexandre, detalhou as funções mais relevantes envolvidas na apuração das contas públicas. Já o chefe da Secretaria de Auditoria, Índio Artiaga, mostrou um novo painel disponível no portal do Tribunal, que reúne os relatórios de auditoria categorizados em uma plataforma mais moderna. “Hoje é o Dia Internacional do Acesso à Informação, e nada melhor do que apresentar esse novo sistema, que disponibiliza todos os nossos relatórios de forma mais eficiente”, destacou. 

Esta é a sétima edição do projeto Visita aos Gestores do Governo do Distrito Federal, iniciativa que busca aproximar o Tribunal de Contas do Distrito Federal dos órgãos públicos, promovendo diálogo técnico, esclarecimento de dúvidas e o aprimoramento da gestão. O projeto já esteve presente na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), no Hospital da Criança de Brasília, na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e nas Secretarias de Educação e de Saúde.