Aprendendo na prática: 30º Semat 2025 oferece oficinas para evitar falhas na gestão pública do DF 

0
0

Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) realizará a 30ª edição do Seminário de Atualização de Normas e Procedimentos de Controle Externo (Semat) nos dias 21 e 22 de agosto, no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Além das palestras no MPDFT, a Escola de Contas (Escon) do TCDF sediará oficinas presenciais voltadas a servidores do Governo do Distrito Federal. As atividades opcionais, realizadas entre os dias 25 e 28 de agosto, abordarão temas técnicos fundamentados nas mais recentes decisões e orientações do TCDF, com foco na melhoria da gestão pública.

Nos dias 25 e 26, o auditor de controle externo Flávio José Fonseca de Souza ministrará a oficina “Falhas recorrentes em contratações de TI”. O curso abordará as principais normas aplicáveis, as novidades trazidas pela Lei nº 14.133/2021, pontos essenciais da Instrução Normativa nº 94/2022 e os erros mais frequentes nas contratações, incluindo falhas no planejamento e na definição do objeto. As inscrições para essa oficina encerram-se em 21 de agosto.

No dia 27, a oficina “Concessões e Fiscalização de Pessoal”, conduzida pelos auditores de controle externo Hugo Mesquita Póvoa e Mayara Almeida Marinho Lima, tratará de temas relacionados à área de pessoal, decisões relevantes do TCDF, uso do sistema Sirac, ferramenta eletrônica do Tribunal para análise e registro de atos administrativos, além das principais irregularidades identificadas em fiscalizações do tribunal. As inscrições vão até 22 de agosto.

No dia 28, o auditor de controle externo Carlos Costa vai conduzir a oficina sobre “Concursos Públicos e Registro de Admissões”, com ênfase na análise dos atos de admissão, editais de concursos, uso do sistema Sirac e as principais irregularidades encontradas no setor. As inscrições para essa oficina encerram em 22 de agosto.

No mesmo dia, será realizada a oficina “Uso do Modelo de Cinco Dimensões para a Formulação de Políticas Públicas”, com os auditores de controle externo Cinthia Thais de Carvalho Luz Thomazi e Daniel Godoi. O curso apresenta a metodologia M5D, originada no Reino Unido, e ensina a aplicá-la para formular políticas públicas de forma objetiva, transparente e sistemática, garantindo consistência, alinhamento estratégico e maximização do valor público. Serão abordadas as cinco dimensões (Estratégica, Econômica, Comercial, Financeira e Gerencial), estudos de caso práticos e os principais aspectos da Instrução Normativa TCDF nº 01/2024. As inscrições para essa oficina encerram em 27 de agosto.

As vagas são limitadas e gratuitas. Os interessados devem se inscrever pelo site da Escola de Contas: https://escon.tc.df.gov.br.